São Bernardo encampa programação de inclusão no esporte

In ABCD, Esportes On
Fotos: Gabriel Inamine/PMSBC
Copa de Basquete e Festival Paralímpico integram ações em homenagem ao dia nacional da luta das pessoas com deficiência
São Bernardo será palco de programação dedicada à inclusão no esporte.
Como primeira iniciativa do quadro, o município recebe a Copa Animã de Basquete, torneio que, além de incentivo à prática da modalidade, tem como objetivo utilizar a atividade esportiva como meio facilitador no caminho da inclusão social.
A competição, ocorre, em primeiro lugar, nesta sexta-feira (16) e sábado (17), das 10h às 16h, no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib (Avenida Kennedy, 1.155, Anchieta).
Aberta à população, a Copa Animã é voltada, acima de tudo, a todas as faixas etárias, embora o evento registra principal adesão de participantes dos públicos infantil e de jovens.
No período, serão, por exemplo, diversas atividades direcionadas às crianças no Poliesportivo, envolvendo desde jogos a brincadeiras da modalidade de basquete e até palestra de dentista.

Festival Paralímpico

Dentro do cronograma, São Bernardo sediará também o Festival Paralímpico, marcado para 24 de setembro (sábado), das 8h às 12h, no Centro de Excelência de Handebol (Rua Tiradentes, 1.845, Santa Terezinha).
Na lista de contempladas, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) escolheu 76 cidades, sendo 17 delas capitais.
O evento tem a finalidade de proporcionar a crianças e jovens, de 8 a 17 anos, com deficiência ou sem deficiência (até 20%), a experiência de participar de modalidades paraolímpicas.
Os eventos acontecem em setembro justamente por causa da celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22).
Somente em 2021, por outro lado, que o festival foi adiado devido ao cenário de crise no período e realizado em 4 de dezembro para acompanhar o Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro.
“São mais que torneios, são lições de amor à prática esportiva e inclusão social. Serão grandes oportunidades de estímulo ao esporte e ainda de aprendizado, inclusive, para entendermos e respeitarmos as limitações de crianças e jovens da inclusão”, pontuou o secretário de Esportes e Lazer de São Bernardo, Alex Mognon. “São Bernardo já é considerada a Cidade dos Esportes. Diante de inúmeras ações afirmativas no município, pode também ser inserida como a Cidade da Inclusão”, emendou, em conclusão.

You may also read!

Músicas em PararaTimBum: espetáculo gratuito em Rio Grande da Serra e São Bernardo

O grupo de teatro Os Geraldos, de Campinas (SP), participa do Circuito Sesc de Artes 2024, circulando por 10

Read More...

Eduardo Leite questiona Prefeitura de Santo André sobre plano de emergências climáticas

O parlamentar aponta, acima de tudo, ações de extrema importância para a prevenção e enfrentamento a catástrofes ambientais O vereador

Read More...

Atleta de São Bernardo fatura ouro no Mundial e reforça vaga à Paralimpíada de Paris

Luis Carlos Cardoso, que treina na Billings, registrou o melhor tempo em torneio disputado em Szeged, na Hungria, alcançando

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu