São Bernardo é cidade menos vulnerável e mais eficiente no combate à Covid-19 da Região Metropolitana de SP

In Saúde On
- Updated
DCIM100MEDIADJI_0276.JPG

Dados constam em levantamento do Instituto Votorantim; estudo destaca estrutura hospitalar do município e medidas implementadas pela Prefeitura

Referência nacional no enfrentamento da pandemia, São Bernardo foi apontada pelo Instituto Votorantim como a cidade menos vulnerável e mais eficiente no combate à Covid-19 da Região Metropolitana de São Paulo.

Os dados são de levantamento do instituto, cujo objetivo é avaliar o grau de vulnerabilidade de cada município brasileiro em relação aos impactos provocados pela pandemia.

A pesquisa se baseou em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Sistema Único de Saúde (SUS), Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANSS).

Levou em consideração pilares como: população vulnerável, economia local, estrutura do sistema de saúde, organização do sistema de saúde e capacidade fiscal da administração pública.

Segundo o estudo, cada indicador tem peso que varia de 0 a 100: quanto mais alto o valor, maior é a vulnerabilidade. No ranking geral, São Bernardo obteve índice 40,57.

No levantamento, São Bernardo desponta como a cidade menos vulnerável a Covid-19 entre os 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo.

Incluindo todas as cidades do ABCD e a própria Capital.

Eficácia

A eficácia do município neste um ano e meio de pandemia é atribuída às medidas implementadas pela Administração municipal, chefiada pelo prefeito Orlando Morando.

Por exemplo, estão o rigor nas regras de distanciamento social, rastreabilidade de casos, orientações preventivas e assistência social ofertada a população.

“Desde o início da pandemia nossa prioridade foi salvar vidas. Não medimos esforços e investimentos para reforçar nossa rede hospitalar, assim como adotamos rigor na fiscalização do comércio, inclusive com a criação da Operação Toque de Recolher. Tudo isso contribuiu para que pudéssemos ter uma eficiência comprovada pelo estudo no combate à pandemia”, destacou o chefe do Executivo.

Neste estudo mais recente, o Índice de Vulnerabilidade Municipal evoluiu para uma versão ainda mais precisa e passou a considerar ainda em sua composição o Índice de Eficácia no Enfrentamento da Pandemia de Covid (IEEP), que visa identificar quais municípios tiveram um desempenho na pandemia acima ou abaixo do esperado e quanto eles desviaram do esperado.

O indicador é calculado a partir da diferença entre o número de óbitos esperado e o número de óbitos acumulados por Covid-19.

Ou seja, se o munício tiver mais óbitos que o esperado, entende-se que algo aconteceu naquele município que resultou em um desempenho aquém.

Por outro lado, se ele tiver menos óbitos que o esperado, algo teria sido feito no município para que ele tenha tido um desempenho acima da média dos municípios brasileiros.

Quando analisado este indicador, São Bernardo apresentou índice de 0,6321, ficando à frente de cidades como Santo André e São Caetano.

Estrutura

Entre as ações de destaque no município no período de pandemia estão a inauguração de dois hospitais permanentes (Novo Anchieta e Hospital de Urgência).

Ambos os equipamentos reforçaram a cidade, acima de tudo, com 350 novos leitos, fortalecendo a rede municipal de São Bernardo.

Outras medidas, em conclusão, foram praticadas simultaneamente, como a contratação de 1.500 de profissionais da Saúde, pacote de investimentos e demais ações.

You may also read!

Casa da Palavra revitalizada em Santo André

Joaquim Alessi* "Todos esses que aí estãoAtravancando meu caminho,Eles passarão…Eu passarinho!" O "Poeminho do Contra", de Mario Quintana, ilustra à perfeição

Read More...

Caravana da Saúde no Parque oferta serviços de saúde à população de São Bernardo

Ação na Chácara Silvestre, aberta ao público, promove vacinação, avaliação de saúde bucal, práticas corporais, atividades para pessoas com

Read More...

Sensibilidade, com ou sem razão

Por Marli Gonçalves* Andei percebendo que tenho excesso de sensibilidade, aliás, de sensibilidades, tantas são as coisas que, de alguma

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu