No mês, município registrou abertura de 778 empregos formais; comércio e indústria impulsionaram resultado positivo
Pelo quarto mês consecutivo, São Bernardo liderou, em primeiro lugar, a criação de vagas de empregos com carteira assinada no ABCD.
Impulsionado, acima de tudo, por políticas públicas de fomento à economia, o município encerrou julho com a abertura de 778 postos de trabalho nas mais variadas áreas.
Os dados são de levantamento divulgado nesta quinta-feira (26.08) pelo Ministério da Economia, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
De acordo o Governo Federal, uma a cada três vagas criadas no ABCD em julho foi aberta, portanto, em São Bernardo.
O comércio foi o setor que mais contratou com carteira assinada na cidade, com saldo de 611 vagas líquidas.
Na sequência aparece o setor de indústria, que com a flexibilização das atividades econômicas, encerrou o mês com a criação de 234 vagas.
Acumulado do ano
No acumulado do ano, de janeiro a julho, São Bernardo também segue, além disso, na liderança da geração de emprego entre as sete cidades do ABCD.
No período, foram 64.889 admissões e 56.858 desligamentos, o que resulta num saldo líquido de 8.031 postos de trabalhos preenchidos.
“Após um ano de 2020 difícil, devido à pandemia, temos observado que os mais variados setores da economia da nossa cidade têm recuperado o fôlego e retomado os investimentos em suas atividades. Prova disso é o próprio setor de comércio que tem liderado a geração de empregos em São Bernardo, num momento que temos adotado novas políticas públicas para fomentar a economia da cidade”, destacou o prefeito Orlando Morando.
Geração de emprego
Em junho, por exemplo, a cidade recebeu a primeira loja da rede Oba Hortifrúti, instalada na Avenida Francisco Prestes Maia.
A inauguração da unidade, que recebeu R$ 10 milhões em investimentos, gerou cerca de 100 novos postos de trabalho no município.
Ainda no mesmo mês, a Sanca Galpões anunciou a ampliação de sua presença em São Bernardo com a instalação de seu segundo Centro Logístico na cidade, com investimento de R$ 150 milhões e geração de 2.000 empregos diretos e indiretos.
Outra empresa que anunciou sua expansão foi a Vogler com construção de novo galpão e geração de 410 postos de trabalho.
Oportunidades
Outra iniciativa importante adotada pela Prefeitura de São Bernardo para auxiliar moradores da cidade é a Central de Trabalho e Renda (CTR).
A agência pública do município atua, portanto, junto à iniciativa privada para oferta de oportunidades de emprego.
A unidade funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, e de sexta-feira, das 8h às 15h.
Informações adicionais podem ser obtidas, em conclusão, pelo telefone 2630-7618.