Vacinação contra a Covid-19 ocorre por livre demanda nas 33 UBSs; pessoas acima de 90 anos continuam sendo imunizadas em domicílio
A Prefeitura de São Bernardo dá início nesta quinta-feira (24.03) à aplicação da quarta dose contra a Covid-19 em pessoas de 70 anos ou mais.
Mas, elas precisam ter tomado a terceira dose há pelo menos 4 meses, conforme prevê o Plano Estadual de Imunização (PEI).
A vacinação ocorre por livre demanda em qualquer uma das 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS), conforme o horário de atendimento de cada unidade.
É preciso, portanto, apresentar documento de identificação e o comprovante das doses anteriores. Pessoas acima de 90 anos continuam sendo vacinadas em domicílio.
Adesão
A aplicação da quarta dose ocorre desde a sexta-feira (18.03) no município, com adesão parcial de 3.209 pessoas de 80 anos ou mais.
Isso representa cobertura vacinal de 20% deste público-alvo.
Para o prefeito Orlando Morando, São Bernardo tem boa adesão desde o início da campanha contra a Covid-19, o que permite o avanço da imunização para novas faixas etárias.
“Nossa população busca pela vacina contra o Coronavírus sempre que anunciamos uma nova fase de reforço. Isso é um importante termômetro das nossas ações e nos respaldam de que estamos no caminho certo para vencer de vez essa pandemia”, enfatizou, em resumo.
Cobertura vacinal
Até esta quarta-feira (23.03), a cidade contabiliza, acima de tudo, 1.847.335 doses aplicadas contra a Covid-19.
O número confere cobertura vacinal de 100% da população adulta com pelo menos uma dose, 96% com a segunda dose e 71% com a dose de reforço.
Entre as crianças, de 5 a 11 anos, 60.529 já receberam a primeira dose e 26.293 as duas doses, o que representa 85% e 37% deste público-alvo.
Entre adolescentes de 12 a 17 anos, a cobertura é de 97% para primeira dose ou dose única e de 89,2% para a segunda dose.
Livre demanda
São Bernardo oferta a imunização contra a Covid-19 por livre demanda nas 33 UBSs, para todos os grupos contemplados pelo PEI e que estejam no prazo de receber a dose.
Basta, da mesma forma, ir até uma das unidades portando documento de identificação e comprovante de vacinas anteriores, sem necessidade de agendamento.
O funcionamento das salas de vacinação varia de acordo com o expediente de cada unidade, sendo que 20 equipamentos atuam com horário estendido, das 7h às 22h (Planalto, Parque São Bernardo, Farina, Ferrazópolis, Nazareth, Vila Marchi, Orquídeas, União, Represa, Vila Rosa, Vila Euclides, Demarchi, Leblon, São Pedro, Silvina, Alves Dias, Ipê, Alvarenga, Batistini, Taboão). Nestes locais, a vacinação acontece das 8h às 21h.
As demais unidades, em conclusão, funcionam das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, com vacinação das 8h às 18h.