Iniciativas da Secretaria de Meio Ambiente são debatidas em encontro organizado pelo Ministério das Cidades, UFABC e Observatório das Metrópoles
Ações da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal (SEMAS) de São Bernardo foram selecionadas para orientar as discussões na oficina ‘Instrumentos Urbanísticos e Mudanças Climáticas na Perspectiva das Cidades’, dentro do projeto Avaliação e Implementação de Instrumentos de Política Urbana na Perspectiva da Adaptação Climática (AIPUAC).
Matheus Graciosi, secretário-adjunto da SEMAS, e a diretora de Gestão Ambiental da Prefeitura, Flávia Massimetti, representaram a administração.
Eles apresentaram ações e políticas públicas implementadas pela gestão Marcelo Lima, relacionadas ao enfrentamento das mudanças climáticas.
Organizada pela Universidade Federal do ABC (UFABC), Ministério das Cidades e Observatório das Metrópoles, a oficina foi realizada no anfiteatro do campus de São Bernardo da instituição.
O evento contou, da mesma forma, com técnicos da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo.
Isso, além de representantes da sociedade civil de São Bernardo (Instituto Potência das Quebradas, ONG Ecolmeia e Observatório do Rudge Ramos).
Graciosi apresentou parte dos trabalhos em desenvolvimento na secretaria desde o início do ano.
Entre eles, destacou a criação e inovação do Centro Municipal de Emergências Climáticas (CMEC), bem como o Fórum Social de Mudanças Climáticas.
Já a diretora de Gestão Ambiental participou da mesa que discutia diferentes aplicações do instrumento Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).
O mesmo remunera mensalmente duas cooperativas de material reciclável de São Bernardo.
Foi apresentado, em suma, como experiência de inovação da utilização do instrumento.
Desafios e oportunidades
A atividade tinha como objetivo promover o diálogo entre pesquisadores, gestores públicos e representantes da sociedade civil.
Debatendo desafios e oportunidades de articulação entre os instrumentos de política urbana e a agenda das mudanças climáticas.
Aliás, tema de discussões na 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP30, realizada até 21 de novembro em Belém, no Pará.
“Para nós, é uma alegria enorme ser o município selecionado para discussão coletiva das iniciativas que estamos desenvolvendo ao longo do ano. Isso evidencia que a agenda ambiental pode ser inovadora, inclusive, quando aliada ao desenvolvimento do território de forma mais ampla. Momentos de troca como esses são necessários para conhecermos outras experiências e aprimorarmos nossa atuação enquanto Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal de São Bernardo”, comentou o secretário-adjunto.
A oficina, organizada pelo Núcleo São Paulo, representado pela UFABC, que sediou o evento, busca refletir sobre experiências práticas e abordagens institucionais no enfrentamento às mudanças climáticas em áreas urbanas, especialmente na Região Metropolitana de São Paulo, com ênfase no território do município de São Bernardo.
Além disso, a oficina foi pensada para ser um espaço de construção coletiva de conhecimento e articulação entre atores envolvidos na implementação de políticas urbanas e ambientais mais integradas e adaptativas.
