Medida intensifica busca ativa por casos de câncer de próstata e demais cuidados da saúde do homem; unidades também ofertarão imunização contra a Covid-19 e outras doenças
Neste sábado (26.11), a Prefeitura de São Bernardo abre, em primeiro lugar, as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 17h, para o Dia D da campanha do Novembro Azul.
O objetivo é, acima de tudo, realizar busca ativa por casos de câncer de próstata e demais cuidados voltados à saúde do homem.
Nesse dia, as UBSs ofertarão também, para todos os públicos aptos, portanto, as doses de imunização contra a Covid-19 e demais vacinas de rotina do calendário vacinal.
Além do rastreamento para detecção precoce de câncer de próstata, as equipes de Saúde da Família atuarão na conscientização sobre as demais doenças.
São elas, a hipertensão, diabetes, obesidade, IST, tuberculose, além de orientações contra o tabagismo, violência, entre outros temas.
Para participar, basta, por exemplo, o munícipe ir até a UBS mais próxima de sua casa e apresentar um documento com foto, acompanhado da carteirinha da UBS.
Fundamentais
Segundo o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, os exames de prevenção são fundamentais para uma vida saudável, especialmente depois dos 40 anos, quando as primeiras comorbidades podem começar a aparecer.
“Estas campanhas são para despertar e conscientizar sobre os exames preventivos, que quando apresentam alguma alteração, normalmente, estão no início e são tratáveis e curáveis, por isso faço um apelo para que os homens visitem as UBSs neste sábado e se cuidem”, declarou, em resumo.
Sintomas
Na maioria dos casos, o câncer da próstata se manifesta quando está mais avançado no organismo.
Por isso, exames e consultas anuais são fundamentais para evitar ou identificar quaisquer diferenças nesse e em outros órgãos.
Os principais sintomas são dificuldade de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina e necessidade de urinar muitas vezes ao dia.
Vacinação
As salas de vacinação das 33 UBSs aplicarão as doses de rotina do calendário vacinal.
Contra a Covid-19, bebês com comorbidades, a partir de 6 meses, já podem receber a primeira dose.
Também estarão disponíveis a primeira e a segunda doses contra a doença para os demais públicos, com idade a partir de 3 anos.
Já a terceira dose é ofertada a pessoas com idade a partir de 12 anos, e, a quarta dose, para a população adulta, a partir de 18 anos.
Iluminação especial
Para celebrar o mês da conscientização sobre a saúde masculina, o Paço Municipal recebeu, portanto, iluminação especial em azul.
A decoração ficará exposta durante todo novembro, como forma, em conclusão, de alertar o público masculino sobre a importância dos exames preventivos.