Santo André terá faixa azul para motos em 2,5 km da Prestes Maia

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Secretário Donizeti Pereira, prefeito Paulo Serra e a primeira-dama e deputada estadual Ana Carolina Serra. Fotos: Helber Aggio/ PMSA

Município é, acima de tudo, o primeiro do País, fora da Capital, a adotar a medida

A Prefeitura de Santo André deu início, em primeiro lugar, ao projeto Faixa Azul Moto, que cria uma pista exclusiva para o tráfego de motocicletas.

O primeiro local contemplado será a Avenida Prestes Maia, após análise dos dados de sinistros de trânsito da via.

E a faixa, de 2,5 km em cada sentido, vai até a divisa com São Bernardo, segundo adiantou o prefeito Paulo Serra.

A medida torna o município pioneiro no país, fora da capital paulista, a implementar a faixa.

Dados levantados pelo Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) apontam que em 2021 foram reportados 169 sinistros envolvendo motociclistas, aumentando para 222 casos em 2022 e para 311 em 2023.

Esse aumento considerável no número de ocorrências envolvendo motos foi a justificativa técnica fundamental para implementar o projeto na cidade.

Preservação da vida

“Santo André vai praticar a preservação da vida, para perseguirmos o número de zero mortes no trânsito. Com esse projeto podemos tornar viável um trânsito mais organizado, pois diminuímos o reflexo em várias áreas, como afastamentos no trabalho por acidentes, e também no atendimento em saúde nos casos de acidentes”, destacou, em resumo, o prefeito Paulo Serra, durante anúncio da medida.

Circulam pela Avenida Prestes Maia, diariamente, 10.142 motociclistas, de acordo com contagem realizada pelo DET em maio de 2023.

“Não tenho dúvidas que a faixa exclusiva vai impactar e muito na queda desses sinistros. Com esse projeto poderemos levar para outras vias, criando um moto anel viário obedecendo critérios técnicos para tornar isso cada vez mais viável para a mobilidade”, finalizou o prefeito.

A instalação do projeto Faixa Azul Moto em Santo André está alinhado com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) e o município e tomou como referência o projeto já em andamento na Capital e implementado pela Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET).

Ampliação prevista

O projeto da faixa azul prevê estudos de ampliação para vias como Avenida dos Estados, Avenida Giovanni Batista Pirelli, Avenida Edson Danilo Dotto (Perimetral rebaixada), Avenida Santo Dumont, Avenida José Antonio de Almeida Amazonas e Viaduto Salvador Avamileno.

Serão, ao todo, 30 quilômetros de faixas exclusivas para motociclistas na cidade, sendo que o primeiro trecho da Avenida Prestes Maia vai contemplar cinco quilômetros.

“Se garantirmos a preservação da vida, este será um dos maiores investimento que já realizamos na questão da mobilidade urbana. Além disso, temos a questão de que com menos acidentes, o trânsito fica melhor. A cada acidente que as equipes do DET atendem, vemos reflexos em várias outras avenidas e ruas da cidade. Com menos acidentes, são menos mortes e mais mobilidade urbana”, destacou, da mesma forma, o secretário de Mobilidade Urbana, Donizeti Pereira.

Diagnóstico

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Santo André realizou, por exemplo, um estudo técnico completo, garantindo que a via comportasse a faixa exclusiva para motos.

A Avenida Prestes Maia possui uma largura média de 3,28 metros, proporcionando condições adequadas de tráfego de veículos e motocicletas, bem como veículos pesados.

Como uma via metropolitana vital, ligando São Bernardo do Campo à Avenida dos Estados e Santo André, a Avenida Prestes Maia foi revitalizada por completo em 2021, com asfalto novo, iluminação em LED, e sinalizações viárias adequadas.

A implementação do projeto Faixa Azul Moto não apenas aumentará a segurança dos motociclistas, mas também contribuirá para a redução dos acidentes e a melhoria geral do tráfego na região.

Vídeo: Renato Silva/ PMSA

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