Santo André reduz taxa de internação por Covid-19 com avanço da vacinação

In Saúde On
- Updated
Hospital de campanha UFABC. Fotos: Angelo Baima/PMSA

Cerca de 80% dos internados nos últimos 30 dias não tinham sido vacinados; hospital de campanha da UFABC começa a ser desmobilizado

Santo André alcançou o índice de 81% da população adulta imunizada contra Covid-19 com pelo menos uma dose de vacina.

Até sexta-feira (23.07), 444.620 pessoas haviam recebido, em primeiro lugar, a primeira dose, e 149.645 pessoas estavam com o esquema vacinal completo.

O avanço na vacinação, somado às demais estratégias, vem refletindo, portanto, na queda gradativa de internação de pessoas no município infectadas com o vírus.

“Vacinação em ritmo acelerado e que comprova a eficácia da proteção, já que impacta diretamente no avanço dos casos e na taxa de ocupação dos nossos hospitais. Vamos seguir com gestão e responsabilidade, para garantir a proteção da nossa gente”, afirmou, em resumo, o prefeito Paulo Serra.

Nos últimos 30 dias, 553 pacientes, com idade entre 31 e 70 anos, ficaram internados por complicações da Covid-19 em equipamentos da rede municipal. Cerca de 80% destes munícipes não haviam recebido nenhuma dose de vacina. Outros 14% tinham recebido a primeira dose e 6% tinham sido imunizados com as duas doses ou dose única. 

De acordo com o boletim epidemiológico desta sexta, 244 pessoas estão internadas em Santo André com Covid-19, sendo que 178 munícipes estão em leitos sob gestão pública. Em 22 de junho a cidade contava com 575 pessoas internadas, sendo que 359 estavam em equipamentos sob gestão pública. A atual taxa de ocupação leitos de enfermaria, considerando equipamentos públicos e privados é de 22%, a ocupação dos leitos de UTI chega a 36%.

Hospitais de campanha

O Hospital de Campanha do Complexo Pedro Dell’Antonia está com 42% da taxa geral de ocupação. Já o hospital instalado na UFABC (Universidade Federal do ABC), que está sem ocupação desde o dia 29 de junho, começou a ser desmobilizado nesta sexta-feira.

Com cautela e muita organização, a Secretaria de Saúde iniciou a transferência dos leitos de média e alta complexidades, de forma gradual, para o CHM (Centro Hospitalar Municipal), garantindo o município permaneça com a capacidade de atendimento.

Santo André segue monitorando a evolução da pandemia para definir novas medidas e se mantém estruturada para o atendimento aos pacientes, uma vez que foi a primeira cidade da região a montar hospitais de campanha. Na área hospitalar, além do CHM (Centro Hospitalar Municipal) há o Hospital da Mulher para receber pacientes que necessitem de internação.

Santo André conta ainda com um Centro de Enfrentamento à Covid-19 e o suporte de UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e unidades de saúde.

You may also read!

Santo André cria portal com serviços e produtos de MEIs

Microempreendedores Individuais podem, portanto, cadastrar-se no portal gratuitamente Ser, em primeiro lugar, uma vitrine para os produtos e serviços de

Read More...

Inaugurada a Runner Fit São Bernardo, no Rudge Ramos

Joaquim Alessi Com duas lindas Porsches vermelhas estrategicamente estacionadas à porta e muitas máquinas lá dentro, foi inaugurada neste sábado

Read More...

Prefeito Orlando Morando entrega revitalização completa da Praça dos Meninos

Marco histórico do bairro Rudge Ramos foi reinaugurado com espaço todo reformado, mas sem perder as características que o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu