Atividades discutem com a população, acima de tudo, os usos da Unidade de Conservação e sua preservação ambiental
Moradores de Santo André, técnicos municipais, acadêmicos e a sociedade civil em geral têm a oportunidade, portanto, de discutir as estratégias que envolvem a gestão do Parque Natural Municipal do Pedroso.
A Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), realiza nesta sexta-feira e sábado (21 e 22.02), em primeiro lugar, as oficinas participativas de revisão do Plano de Manejo do Pedroso.
O plano de manejo é, em suma, obrigatório para todas as Unidades de Conservação (UCs) do País.
Trata-se, além disso, de um documento que reúne diagnósticos sobre o meio físico, biológico e social do local.
Da mesma forma, estabelece normas, restrições e usos dos recursos naturais da UC.
Premissa importante
A participação social é uma das premissas mais importantes para o sucesso do Plano de Manejo.
Durante as oficinas, será discutida a atualização do plano vigente, incluindo o propósito do parque, as normas gerais que regulamentam o uso da área e o manejo dos recursos, além da identificação de ameaças, oportunidades e propostas para planos de ação que fortaleçam a gestão do local.
Os encontros são presenciais e ocorrem no auditório do prédio da Polícia Ambiental, no parque (Estrada do Pedroso, altura do número 3.000 – Parque Miami).
Em ambas as datas, os trabalhos se concentram ao longo de todo o dia, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30.
Interessados em participar devem confirmar presença pelo e-mail ventureli.m@dosselambiental.com.br.
O Parque Natural Municipal do Pedroso é a maior Unidade de Conservação de Santo André, com 8.150.725 m² de extensão.
Representa importante legado ambiental para a região, funcionando como um ‘pulmão verde’ para Santo André.
O local abriga um maciço vegetal contínuo de Mata Atlântica, formando uma barreira entre a área urbana e o espelho d’água da Represa Billings.