Santo André realiza ações de prevenção do câncer de próstata

In Saúde On
- Updated
Paço Azul. Foto: Angelo Baima/PMSA

Prédio da Prefeitura e espelho d’água foram iluminados em apoio à campanha do Novembro Azul

Segunda principal causa de mortalidade por câncer em homens brasileiros, o câncer de próstata e sua prevenção serão temas de debate nas salas de espera das unidades de saúde de Santo André.

Ao longo de novembro, portanto, serão realizadas ações de orientação para incentivar os homens a cuidar da saúde e realizar exames preventivos.

Como parte da campanha de conscientização, o prédio da Prefeitura e o espelho d’água do Paço Municipal ganharam iluminação azul, que será utilizada durante todo o mês de novembro, acima de tudo.

De acordo com estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata serão detectados em 2020. Em 2018 foram registrados 15.576 óbitos pela doença em todo o país.

A melhor forma de prevenção da doença ainda é fazer um diagnóstico precoce por meio dos exames. Geralmente, os exames são indicados para todos os homens com idade superior a 50 anos e a partir dos 40 para os que possuem histórico familiar da doença.

O exame de sangue PSA  é realizado para medir a quantidade de moléculas produzidas pela próstata.

Se o paciente apresentar um valor acima do considerado saudável, pode ser um indício da presença do câncer ou de outras patologias.

O exame de toque retal consiste na análise manual da próstata feita pelo médico.

O exame, em conclusão, é simples e muito eficaz para detectar o câncer de próstata, em conjunto com o exame de PSA.

You may also read!

7 Gatinhos, leitura do clássico de Nelson Rodrigues do Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona e Viradas da Encruza, anuncia novas datas e fica em cartaz até agosto

Criação dirigida por Joana Medeiros apresenta uma revanche do feminino sem idealizar nenhum personagem, com uma presença expressiva de artistas trans

Read More...

Inscrições para 175 vagas de estágio no TRE-SP encerram no domingo (12.07)

Podem se inscrever, portanto, estudantes de nível médio; há bolsa-auxílio de R$ 550 e auxílio-transporte Interessados em participar do processo

Read More...

As cooperativas e o compromisso com um mundo de paz

Por Jaime Basso* No primeiro sábado de julho o mundo celebra o Dia Internacional do Cooperativismo, data instituída pela Organização

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu