Santo André promove 1º Desafio de Robótica

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Fotos: Alex Cavanha/PMSA

Mais de 3,3 mil alunos do 4° e 5° anos da rede municipal têm participado das eliminatórias interescolares; a partir de sábado haverá exposição dos protótipos na unidade vencedora do desafio

As aulas de robótica da rede municipal de ensino de Santo André, além de inúmeros aprendizados durante o ano letivo, têm proporcionado aos alunos de 4ª e 5ª séries a oportunidade de participar do 1º Desafio de Robótica da cidade.

As eliminatórias seguem até 9 de dezembro (sábado).

Ainda neste mês, as unidades participantes terão o desafio final que elegerá a turma vencedora do desafio por período.

“Investir na educação das crianças por meio de cursos de robótica não apenas abre portas para o futuro digital, mas também cultiva habilidades fundamentais. Ao criar e resolver problemas, a programação não só estimula o pensamento crítico, a criatividade e o raciocínio lógico, mas também fortalece valores como o trabalho em equipe, a persistência e a capacidade de tomar decisões. Estamos moldando não apenas futuros engenheiros, mas mentes preparadas para os desafios da era tecnológica”, destacou o secretário da Educação, Almir Cicote.

São 21 escolas participantes e mais de 3,3 mil alunos envolvidos no 1º Desafio de Robótica.

Protótipo de um carrinho

Ele tem como objetivo a montagem do protótipo de um carrinho com sistema de engrenagem funcional.

O mesmo deve ser capaz de percorrer uma distância de 1,5 metro em uma corrida e chegar primeiro que o seu adversário.

Nesta segunda-feira (04.12), a disputa ocorreu na Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Prof.ª Maria Cecília Dezan Rocha, com direito a grito de guerra, cartazes e pompons.

A turma de alunos que projetou o protótipo “Furioso” derrotou o protótipo rival “The Best”.

“Estamos muito felizes com a vitória. Todos nós ficamos ansiosos para hoje e, graças ao nosso trabalho, tudo funcionou muito bem”, comemorou a aluna Maria Helena Souza Santos, do 4° ano.

As disputas são realizadas sempre em duas turmas, e o protótipo vencedor da corrida avança para a próxima etapa.

Um orientador educacional atua como árbitro, prestando assistência na coordenação dos desafios internos.

A programação é feita no aplicativo WeDo 2.0 (Lego Education).

O aluno Pedro Augusto dos Anjos de Moura Pinto demonstrou bastante domínio da ferramenta e os comandos necessários.

“Optamos por poucas peças na construção do protótipo para que ficasse mais leve, engrenagens certas para conseguirmos maior velocidade e fé na equipe”, descreveu Pedro, celebrando a vitória desta segunda-feira.

Para a professora Gisele Pereira Cardoso Cunha, a robótica tem trazido inúmeros benefícios para os estudantes.

“No começo foi uma grande novidade, tanto para mim quanto para os alunos. O engajamento foi imediato e, a partir dessa atividade, temos a possibilidade de integrar outras áreas do conhecimento, além de proporcionar autonomia, liderança e respeito pelo próximo”, disse, em suma.

As finais seguem até 9 de dezembro.

A partir dessa data, haverá exposição dos protótipos nas unidades e entrega de certificados para os alunos que conseguiram concluir o desafio com sucesso.

Robótica

As aulas de robótica na rede municipal de Santo André têm o objetivo, por exemplo, de reforçar o compromisso de oferecer uma educação de qualidade e inovadora.

Sempre preparando os estudantes, acima de tudo, para um futuro cada vez mais tecnológico e desafiador.

O programa de robótica educacional de Santo André beneficia alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

Além disso, é alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e utiliza blocos de montagem com um conjunto de componentes eletrônicos programáveis, controlados por meio de um software.

Com a iniciativa, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver habilidades e competências valiosas para o seu desenvolvimento humano e tecnológico.

Da mesma forma, a robótica educacional possibilita a aplicação prática de conhecimentos teóricos de diferentes matérias.

Isso, por meio, em conclusão, da interdisciplinaridade, tornando o aprendizado mais atrativo e significativo.

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