A segunda etapa do 1° Circuito de Beach Volley do ABC aconteceu, em primeiro lugar, no final final de semana de 25 e 26 de Março.
Promovido pela assessoria esportiva Acontece no Esporte em parceria com as prefeituras das sete cidades do ABCD, o evento teve com o palco, acima de tudo, o Beach Point Brasil, em Santo André.
No sábado, as duplas da modalidade masculina entraram em quadra para decidir, por exemplo, a etapa de Santo André.
Os irmãos Matt e Thiago venceram Rafael e Paulo na final e, em suma, levaram a medalha de ouro para casa.
Já no domingo foi a vez de as mulheres pisarem na areia.
Bia Souza e Alessandra venceram, em resumo, a etapa, após derrotarem Jade e Letícia na decisão.
Atletas elogiam circuito
Campeã da etapa no feminino, Bia Souza celebrou o bom ambiente que a prática do Beach Volley proporciona.
“Torneios como esse fazem a gente esquecer um pouquinho que estamos nessa selva de pedra. É outra vibe. É você sentir a areia, o sol, tomar uma ducha, aí você olha pro céu, é uma energia muito boa. O vôlei de praia pra mim é energia.”
Bia já praticou vôlei de quadra, mas há cerca de dez anos decidiu migrar para a areia e avalia que essa foi uma ótima decisão.
“Recomendo muito o vôlei de praia. Ajuda na saúde, na parte aeróbica e quase não tem lesão. Eu nunca me lesionei na areia, enquanto no vôlei de quadra eu tive que operar três vezes o joelho.”
Já Matt Nadiak, campeão da etapa masculina, elogiou a estrutura proporcionada para o torneio.
“Eu me surpreendi muito com tudo o que o Acontece no Esporte está fazendo. Achei muito legal essa parceria com as sete cidades, que é algo difícil de se conseguir. E acredito que vai ficar ainda mais legal a cada etapa.”
Matt também já jogou vôlei de quadra e começou na areia há pouco mais de um ano.
Conselhos
Ele deu conselhos para quem está começando a se interessar pelo esporte.
“Se você quer começar, você precisa dar o pontapé inicial. Mesmo se não souber nada, corra atrás de pessoas que conhecem o esporte e se esforce muito. As pessoas te notam quando você se esforça. Eu prefiro jogar com alguém esforçado do que com alguém que é experiente e habilidoso, mas que não se dedica tanto.”
Welly Cristina, que nesta etapa levou medalha de bronze em duas modalidades (feminina em parceria com Fernanda e mista como dupla de Misael), elogiou a organização do campeonato.
“Essa questão de tabelas e horários são muito bem definidas com antecedência e assim a gente tem tempo para se programar. A organização daqui é do nível do campeonato brasileiro, que eu também disputo.”
Welly viaja o Brasil todo para disputar o torneio nacional e afirma que desde que trocou a quadra pela areia, se viciou no Beach Volley.
“Não larguei mais e não vou largar. Quadra também é legal, mas além de arriscar mais a parte física, também é mais complicada na parte estratégica. Ajustar um posicionamento com seis pessoas é bem mais difícil. No vôlei de praia, é só você e sua dupla, fica bem mais fácil de se organizar.”
Próxima etapa em Ribeirão Pires
A terceira etapa do circuito ocorrerá na Arena Ribeirão Pires em dois finais de semana: 15 e 16 de Abril, e 29 e 30 do mesmo mês.
As demais etapas serão realizadas em São Bernardo do Campo, Diadema e Mauá, nos meses de Maio, Junho e Julho, respectivamente.