Santo André lidera ranking de cidades inteligentes

In Inovação On
- Updated
Foto: Angelo Baima/PMSA

Em levantamento feito pela SindiTelebrasil e pela Teleco, município também foi considerado destaque na categoria “Cidades Amigas da Internet”

Santo André ficou em primeiro lugar no “Ranking de Serviços de Cidades Inteligentes”.

O ranking é elaborado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e Serviços Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) e pela Teleco.

A premiação ocorreu nesta terça-feira (25), em evento realizado por meio de videoconferência.

O levantamento, em primeiro lugar, identifica os 100 municípios com maior oferta de serviços inteligentes para o cidadão.

Todos voltados, em suma, às áreas de mobilidade urbana, e-Gov, educação, saúde e meio ambiente.

Dos 26 serviços avaliados para a elaboração do ranking, Santo André correspondeu às expectativas em 20.

Plataforma Acto

Entre os destaques que justificaram o primeiro lugar está a gestão digital.

Ela resultou na emissão de 569 mil boletos e 360 mil certidões online no ano passado.

Também destacou-se a implantação da plataforma Acto, da Eicon – Inteligência em Controles.

Ela permite, acima de tudo, a emissão de alvarás, certificados e demais documentações relacionadas a empreendimentos.

Iluminação

Outra iniciativa é o serviço de telegestão da iluminação pública, que permite controlar a luminosidade à distância e antecipar manutenções corretivas.

Na Educação, o destaque é a utilização da tecnologia por meio de tablets e celulares por estudantes da rede municipal.

O levantamento cita ainda os 23 mil usuários mensais do serviço de Zona Azul, que pode ser utilizado de maneira 100% digital, além da gestão no trânsito da cidade, que conta com semáforos inteligentes em 22% dos cruzamentos.

No ranking das “Cidades Amigas da Internet”, Santo André ganhou destaque por ter sido o município com a evolução mais significativa em relação à edição passada, passando da 98ª colocação para a 16ª.

Este ganho em 82 posições de um ano para o outro se deve, principalmente, pela atualização das leis para incentivar a implantação de infraestrutura de telecomunicações. Também neste sentido, Santo André passou a disponibilizar na última sexta-feira (21) o licenciamento digital de infraestrutura de telecomunicações, por meio da plataforma Acto.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego de Santo André, Evandro Banzato, o investimento permanente em tecnologia e inovação é um dos pilares da Prefeitura.

“Um dos grandes movimentos de consistência foi o lançamento do Parque Tecnológico, em dezembro de 2019, com nossos parceiros e mais de 120 serviços ofertados. Conectados com as instituições e com a iniciativa privada, o resultado não poderia ser diferente. Isso no traz ainda mais responsabilidade e, ao mesmo tempo, temos que comemorar um feito tão importante”, disse.

You may also read!

Mais segurança: Em apenas 10 meses, Smart Sanca é vital na captura em São Caetano de 181 fugitivos da Justiça

Entregue em julho de 2025 pelo prefeito, Tite Campanella, o Smart Sanca - Centro de Inteligência, Segurança e Emergências

Read More...

Vitinho analisa lições da A4 e foca na Copa Paulista

Lateral-esquerdo é, acima de tudo, num dos trunfos do Azulão para a competição que se aproxima Semifinalista da Série A4,

Read More...

Casa da Palavra Mário Quintana abre inscrições para curso de escrita criativa

Formação gratuita, com duração de quatro meses, é voltada, por exemplo, para o ensino dos fundamentos da poesia e

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu