Santo André lança Operação Natal Seguro e Programa Vizinhança Solidária Comercial

In ABCD On
- Updated
Fotos: Eduardo Merlino/PMSA

Ações têm como objetivo, em primeiro lugar, tornar o período de festas de final de ano e estabelecimentos comerciais mais seguros

A Prefeitura de Santo André lançou nesta sexta-feira (29), portanto, duas ações visando à segurança de munícipes e comerciantes: o Programa Vizinhança Solidária Comercial e a Operação Natal Seguro.

O evento aconteceu, acima de tudo, na sede da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André).

Participaram do evento de anúncio do programa o prefeito Paulo Serra, o secretário de Segurança Cidadã, Temístocles Telmo Ferreira Araújo, o anfitrião e presidente Acisa, Evenson Robles Dotto, o comandante do CPA/M6, Coronel Carlos Alberto Rodrigues Sanches, o delegado titular em exercício na delegacia Seccional de Santo André, Osvaldo Evangelista Júnior, o comandante da Guarda Civil Municipal, Inspetor Adelmo Barbosa dos Santos, representantes de conselhos municipais, do comércio e outras autoridades.

Ingrediente fundamental

“Com o Programa Vizinhança Solidária Comercial nós acrescentamos um ingrediente fundamental nessa integração, que são os comerciantes, que geram emprego, geram renda, pagam impostos, estão nos importantes da cidade que atraem fluxo de pessoas também sistematicamente. Por isso que é um programa que tem tudo pra dar certo. Eu não tenho dúvida. Vai ajudar muito a gente a continuar reduzindo os índices e tornando a cidade mais segura”, enalteceu o prefeito Paulo Serra.

O projeto é um desdobramento do já vigente (inclusive como lei municipal) Programa Vizinhança Solidária e visa a reforçar a rede de apoio entre os mais de 12 mil munícipes que estão engajados, distribuídos em 82 bairros e 425 ruas da cidade.

Nesse início do Programa Vizinhança Solidária Comercial, aproximadamente 30 comércios que se voluntariaram.

Todos estarão devidamente identificados com placas. Receberam treinamento e orientação sobre procedimentos e iniciativas, tornando-se multiplicadores.

“Temos certeza que será um programa próspero. É mais uma ferramenta que a gente coloca à disposição do cidadão por meio das forças de segurança”, destacou o secretário de Segurança Cidadã, Temístocles Telmo Ferreira Araújo.

Operação Natal Seguro

A estratégia visa intensificar a segurança nos 23 principais corredores comerciais e também nos bairros da cidade durante o período natalino, ou seja, até o dia 26 de dezembro. A atuação ocorrerá em áreas comerciais na região central e em vias como Rua Carijós, Rua das Hortências, Avenida Dom Pedro I, Alameda Vieira de Carvalho, Avenida Utinga, Avenida da Paz, Largo do Bonfim, Avenida das Nações e Avenida Itamarati, visando o combate a roubos e furtos em regiões que contam com grande fluxo de pessoas.

O trabalho é realizado, por exemplo, em maneira conjunta.

A Secretaria de Segurança Cidadã tem vinculado à sua estrutura o Consem (Conselho de Segurança Municipal) de forma integrada com as Polícias Civil, Militar, a Guarda Civil Municipal, Conselhos Comunitários de Segurança e Vizinhos Solidários, contando ainda o auxílio das câmeras de monitoramento do COI (Centro de Operações Integradas).

“É mais uma Operação Delegada na qual a gente planeja deixar também a cidade e esses corredores comerciais cada vez mais seguros para que as pessoas possam tranquilamente passear e fazer suas compras”, afirmou, em conclusão, o prefeito Paulo Serra, que acompanhou a simbólica saída das viaturas das forças de segurança do Paço Municipal, dando início às atividades.


You may also read!

Clube União Lyra Serrano, em Paranapiacaba, será restaurado

Prefeitura de Santo André assinou termo de cooperação técnica com Instituto de Cultura Democrática para recuperação de prédio histórico A

Read More...

São Paulo paga o preço da rede elétrica obsoleta

Verão e chuvas intensas reacendem o debate sobre a necessidade de redes subterrâneas para modernizar o sistema e evitar

Read More...

Florestan Fernandes amplia e democratiza oportunidades de qualificação profissional em quatro anos

Fim de prova de admissão, criação de núcleos descentralizados de formação e parcerias para ofertar cursos técnicos contribuíram para

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu