A fim de facilitar o acesso a informações sobre Santo André para o uso da administração pública, centros de pesquisa, universidades, imprensa e população em geral, a Prefeitura conta com a plataforma SIGA (Sistema de Informações Geográficas Andreense).
A ferramenta, em primeiro lugar, concentra diversos dados oficiais e permite cruzamento de informações de todas as secretarias para planejamento a partir de dados primários, análises e projetos urbanos.
Nesta quarta-feira (2), durante a apresentação sobre a funcionalidade da plataforma, o prefeito Paulo Serra destacou, acima de tudo, as vantagens do serviço.
“Mais uma inovação para conectar a nossa cidade com os andreenses, essa plataforma traz interatividade e conectividade com todos os serviços e secretarias da Prefeitura. Dados disponibilizados com transparência e de fácil acesso para que o munícipe possa fazer a sua busca, acompanhar índices, análises, projetos urbanos, combate à pandemia e muito mais. Santo André, reconhecida como uma cidade inteligente, avança em tecnologia para estar cada vez mais preparada para o futuro e para gerar desenvolvimento e novas oportunidades”, pontuou, da mesma forma, o prefeito.
Dados Georreferenciados
O portal siga.santoandre.sp.gov.br, iniciativa do Departamento de Desenvolvimento e Projetos Urbanos da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos, apresenta, em suma, dados georreferenciados da cidade visando subsidiar com informações oficiais as mais variadas pesquisas, a gestão e o planejamento estratégico de Santo André.
A plataforma está sendo utilizada desde 2019 internamente pelos servidores, mas agora foi disponibilizada para o público geral.
“Gestão pública tem que ter dados e informação para se abastecer internamente e entregar à sociedade. Com esta plataforma, qualquer pessoa no mundo pode ter acesso aos dados de Santo André e conhecer a nossa realidade. Trata-se de uma pequena revolução, pois a partir de um software livre, sem custo adicional, gerando dados e informações disponíveis e transparentes, oferecemos conhecimentos que podem traduzir políticas públicas mais competentes, proporcionar atratividade ao agente privado, orientando novos negócios para a cidade, e também possibilitar ao cidadão fazer a sua análise com seus mapas e suas interpretações”, ressaltou o superintendente da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos, José Police Neto.
Mais de 100 camadas de informação
O SIGA contém mais de 100 camadas de informação para consulta, divididas em diferentes temas. Entre os exemplos de dados estão: vacinação Covid-19; terminais de ônibus; coleta de resíduos; localização dos 112 bairros; divisas municipais; marco zero; população em números por bairro; localização de equipamentos públicos de saúde, educação, lazer, assistência social; coleta de recicláveis; informações sobre uso e ocupação do solo; sobre trânsito; entre outras.
Novas informações serão continuamente disponibilizadas, uma vez que o sistema é dinâmico e está em constante atualização.
Os arquivos para download estão organizados conforme Menu de Temas do Visualizador de Mapas, e disponibilizam informações sob responsabilidade da Prefeitura de Santo André. Para ter acesso a informações de terceiros, o usuário deve entrar em contato com os órgãos ou instituições responsáveis pelas mesmas e indicados nos metadados da camada. Para baixar, basta o usuário clicar no nome da camada e o download será feito automaticamente. A pasta compactada contém o arquivo shapefile e o arquivo pdf referente ao metadado da camada escolhida.
Arquivos
Para solicitar arquivos (shape, dwg, kml, dentre outros) ou mapas, o usuário deve abrir, portanto, uma solicitação de serviço informando usuário e senha no portal. Caso ainda não possua, deve ser feito um cadastro.
No campo “Pesquisar Pedido”, selecionar a opção “Solicitações para o SIGA” e preencher os dados requeridos, descrevendo a solicitação. O usuário deve informar email e telefone de contato e incluir arquivos, se julgar necessário. Após estas etapas, clicar em gravar para enviar o pedido.
A plataforma conta, em conclusão, com a participação de todas as secretarias e autarquias municipais, através do Grupo Gestor da Informação da Prefeitura de Santo André, e recebeu apoio da Universidade Federal do ABC, GeoSampa (Mapa Digital da Cidade de São Paulo) e DataGeo (Infraestrutura de Dados Espaciais Ambientais do Estado de SP).