Profissionais de Segurança Pública que atuam em Santo André começaram a ser vacinados nesta segunda-feira (5) contra a Covid-19.
A imunização está sendo realizada na sede do CPA/M-6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitana Seis), na Vila Guiomar.
“Estamos ampliando nossa cobertura vacinal incluindo, a partir de agora, os profissionais de segurança pública que atendem toda a nossa cidade. A imunização deste público é um importante passo no combate à Covid-19. Vamos proteger os nossos heróis que estão todos os dias nas ruas combatendo o crime e protegendo nossas vidas”, destacou em primeiro lugar o prefeito Paulo Serra, que acompanhou a imunização nesta segunda-feira.
A vacinação abrange guardas civis municipais, policiais civis, militares e técnico-científicos, agentes penitenciários, bombeiros e policiais federais.
A estimativa é que cerca de 2 mil pessoas que integram este público sejam vacinadas entre 5 e 12 de abril.
Os imunizados nesta segunda-feira receberam doses da vacina Oxford/AstraZeneca.
Neste primeiro dia, portanto, 101 GCMs de Santo André foram vacinados.
Um dos profissionais foi o GCM Rogério Camargo, que comemorou ao receber a primeira dose da vacina.
“Diante de tudo que está acontecendo e estarmos vendo todos os dias notícias bem preocupantes, ser imunizado é uma alegria e proporciona mais tranquilidade para exercermos nosso trabalho na proteção das pessoas diariamente nas ruas”, destacou.
A Comandante da GCM de Santo André, Vincenzina de Simone, também recebeu a primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca.
“Estamos há mais de um ano na linha de frente, perdemos infelizmente vários amigos na luta contra este inimigo invisível. Receber a imunização é um alívio e ao mesmo tempo uma esperança para nos livrarmos desse vírus. Tomem a vacina, esse é o meu recado e a nossa arma mais efetiva”, pontuou a comandante.
Imunização
As doses são exclusivas para os profissionais que estão na ativa das instituições, com exceção daqueles que não atendem aos critérios médicos estabelecidos pelas autoridades de saúde (gestantes, lactantes ou ter sido diagnosticado com Covid-19 a 30 dias ou menos).
Cada local de trabalho será, portanto, responsável pela logística da vacinação, incluindo a convocação dos profissionais e direcionamento ao ponto de imunização.
O novo comandante de área do CPAM-6, coronel Marcos de Paula Barreto, da mesma forma recebeu a dose da vacina nesta manhã.
“Todas as carreiras policiais estão contempladas neste grande trabalho de imunização que vem sendo realizado em Santo André. Estamos muito felizes em receber a vacina e podermos atuar com mais tranquilidade nas mais variadas ocorrências, focados sempre na proteção da vida”, finalizou, em conclusão.