Santo André inicia segunda fase da recuperação estrutural do Viaduto Castelo Branco

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Dra. Ana Veterinária, Zacarias, Paulo Serra, secretário Vitor Mazetti e Vavá. Fotos Helber Aggio/PSA

A Prefeitura de Santo André iniciou a segunda fase da recuperação estrutural do Viaduto Presidente Castelo Branco, que liga a Avenida Prestes Maia à Avenida dos Estados e ao bairro Santa Teresinha.

A primeira etapa da revitalização, já concluída, consistia no reforço estrutural do viaduto e agora outra etapa está em andamento, com a aplicação de nova capa asfáltica, que permitirá tornar o local transitável novamente.

Após a finalização desta etapa será a vez da terceira fase, com a execução do chamado Complexo Santa Teresinha.

As obras do futuro Complexo Santa Teresinha têm o objetivo de eliminar cruzamentos da Avenida dos Estados com a saída do Viaduto Presidente Castelo Branco e a travessia do Rio Tamanduateí.

No eixo Castelo Branco circulam, aproximadamente, 94 mil veículos por dia.

Os ganhos projetados nos tempos de viagens podem chegar a 300% se comparados com as medições atuais.

O prefeito Paulo Serra esteve em vistoria no viaduto nesta semana e destacou que esta será mais uma grande obra de mobilidade da cidade.

“A recuperação estrutural deste viaduto é uma grande demanda da nossa gente e agora avançamos em mais uma etapa para resolvermos de vez os problemas da rotatória de Santa Teresinha. Executamos a primeira etapa, com o reforço estrutural do viaduto, vamos colocar um novo pavimento e posteriormente fazer a transposição do Rio Tamanduateí”, comemorou.

Com a criação das novas alças elevadas será possível reduzir o número de cruzamentos em nível e melhorar a fluidez dos motoristas que trafegam nos dois sentidos do Viaduto Castelo Branco para acessar o primeiro e segundo subdistrito.

Além disso, as novas pistas do Complexo Santa Teresinha vão contar com acessibilidade para pedestres e ciclistas, para garantir maior segurança viária, além da criação de um parque linear sob os viadutos.

O custo de todas as intervenções, que incluem o reforço estrutural do viaduto, criação das pistas elevadas que vão eliminar os cruzamentos existentes e o parque linear, é de R$ 120 milhões.

A partir da abertura do processo licitatório, o prazo estimado das intervenções será de dois anos para a conclusão das obras.

O pacote de intervenções de mobilidade conta com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

A Prefeitura obteve financiamento de US$ 25 milhões junto à instituição financeira e investirá outros US$ 25 milhões.

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