Santo André inicia Operação Chuvas de Verão e projeta ampliar podas em 30%

In ABCD On
- Updated
Fotos: Eduardo Merlino/PMSA

Iniciativa prevê ações estratégicas para enfrentar desafios com chuvas intensas; Prefeitura sela parceria com Enel para podas de árvores

Santo André deu início, em primeiro lugar, à sua campanha de contingência para enfrentar os desafios impostos pelo período de chuvas intensas.

Até 15 de abril de 2025 está em curso, portanto, o POCV (Programa Operação Chuvas de Verão).

O mesmo adota medidas de maneira multisecretarial para que a cidade esteja mais adaptada e resiliente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas.

A iniciativa entra em vigor normalmente no início de dezembro, mas foi antecipada neste ano.

“Com toda a mudança climática que estamos enfrentando não só em Santo André como no mundo, então decidimos antecipar o POCV. Essa é uma ação para tranquilizar os moradores e moradoras. As mudanças climáticas são desafiadoras, mas a cidade está preparada para enfrentar mais esse verão da melhor forma possível”, enalteceu, por exemplo, o prefeito Paulo Serra, em visita ao Centro de Resiliência às Emergências de Defesa Civil nesta terça-feira (05.11).

Cooperação

Na visita, o chefe do Paço andreense se reuniu com representantes da Enel e anunciou um trabalho em cooperação entre Prefeitura e a concessionária.

“Em parceria com a Enel vamos aumentar em 30% as podas de árvores nesse período mais difícil, quando temos tendência de chuvas e ventos mais fortes”, explicou Paulo Serra.

Participaram do encontro a executiva de relacionamento da Enel, Daniele Afonso, o responsável de unidade territorial Leste da Enel, Luiz Eduardo Magalhães, e o responsável pelo plano de manutenção e poda da unidade Leste da Enel, Anackis Fernando.

Durante o POCV, são adotadas ações estratégicas e coordenadas entre todas as secretarias da Prefeitura e outros órgãos (como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, concessionárias de serviços públicos e a comunidade), com o objetivo de proteger vidas, o meio ambiente e propriedades, minimizando os impactos dos desastres naturais.

Este é um período do ano no qual ocorrem chuvas fortes, tempestades, ventanias, queda de raios e consequentemente inundações.

Além disso, alagamentos, enxurradas, deslizamento de terra, quedas de árvores e estruturas frágeis, erosão do solo até o colapso de grandes estruturas.

Ações preventivas

Estão incluídas no POCV medidas preventivas, de resposta imediata e recuperação, ou seja, antes, durante e depois dos eventos.

Sempre com uma atuação eficaz e organizada diante de emergências.

Entre as ações estão previstas limpeza e desassoreamento de rios, córregos e reservatórios, manutenção de galerias pluviais, podas e remoções de árvores, entre outros.

As obras de melhoria nos núcleos Missionários/Toledana, São Jorge, Portelinha e Espírito Santo também integram as atividades preparatórias.

Bem como as intervenções no córrego Maurício de Medeiros e a construção das novas galerias.

Sem contar o aumento da capacidade de armazenamento do piscinão e das sete piscininhas na região da Vila América.

O POCV 2024/2025 prevê ainda a instalação de fluviômetros, estações meteorológicas, câmeras de monitoramento e mais 100 bocas de lobo inteligentes, tecnologia desenvolvida por Santo André e que – no geral – impede que o lixo vá para os rios.

O projeto também estipula o plantio de mais de 2,4 mil árvores nativas, em substituição a espécies inadequadas.

Estão previstas ainda campanhas de conscientização e educação da população, bem como treinamento das equipes de emergências e operacionais da Prefeitura, e também de moradores de áreas de risco, com a formação de Nupdecs (Núcleos de Proteção e Defesa Civil) nas comunidades e com 100 atiradores do Tiro de Guerra.

You may also read!

Prefeito Orlando Morando entrega ampliação da EMEB Luiza Maria de Farias

Novo prédio tem capacidade para atender 270 novos estudantes dentro do Programa Educar Mais; Prefeitura de São Bernardo ampliou

Read More...

Mauá terá Baile do Viver Bem e prefeito dança com ausência de Tarcísio

Joaquim Alessi Para celebrar os 70 anos de Mauá e também marcar o encerramento das atividades do ano de 2024,

Read More...

Médicos avançam em técnicas para remoção de tumores raros que desafiam a medicina

Trabalho conjunto entre cirurgiões oncológicos, anestesistas e equipes de assistência torna hospital uma das referências no País em cirurgias

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu