Equipamento faz parte, em primeiro lugar, de pacote de obras de urbanização que beneficiará cinco comunidades da região
O bairro Centreville, que receberá melhorias da Prefeitura de Santo André em parceria com o Governo Federal, ganhou nesta segunda-feira (24), acima de tudo, o Posto Territorial.
O equipamento servirá, em suma, de referência para os munícipes que quiserem obter informações e atendimentos relacionados às obras de urbanização que serão realizadas na região.
O Posto Territorial contará com uma equipe que atuará em diálogo constante com a comunidade.
Fortalecendo, assim, laços e promovendo articulação permanente entre o poder público e comunidade.
“Este engajamento de toda equipe faz Santo André avançar cada vez mais. Quem quiser ajudar a cidade será sempre bem-vindo, transformando a vida das pessoas que moram aqui. Enquanto tivermos pessoas precisando do poder público, iremos seguir buscando parcerias, recursos, seja no Governo Federal ou do Estado, sempre pensando em melhorar a vida das pessoas, onde elas mais precisam. Este é um equipamento diferente, que tem o objetivo é ouvir a pessoas que moram na região, auxiliando nas intervenções e melhorias”, comentou, em resumo, o prefeito, Gilvan Ferreira.
Participação do povo
O trabalho ainda prevê, da mesma forma, o acompanhamento social e técnico junto à população durante as intervenções.
Isso via a garantir a participação dos moradores em todas as etapas do processo de urbanização e instalação dos equipamentos públicos na região.
O Posto Territorial vai funcionar em imóvel que abrigava a antiga USF Centreville.
O espaço recebeu investimento de R$ 758 mil e foi reformado com recursos provenientes do Fundo Municipal de Habitação.
O investimento total nas obras de urbanização da região do Centreville passa de R$ 30 milhões, considerando verbas federais e a contrapartida do município.
As intervenções contemplam cinco comunidades do perímetro da agora chamada Nova Centreville.
Comunidades
As intervenções previstas no PAC Periferia Viva incluem urbanização, além do Centreville, dos núcleos Padre Donizete, Eldízia I e II, Antônio Trajano e Anhaia Melo, além da construção de uma nova praça no Núcleo Pedro Américo, remanejamento de drenagem, produção habitacional, implantação da Praça de Esportes São Jorge, revitalização da Praça Cacilda Becker e qualificação urbana no entorno da Creche Vila Guarani.
O PAC Periferia Viva tem como objetivo, por exemplo, a melhoria das condições de vida nas periferias urbanas brasileiras.
Sempre promovendo, portanto, obras de infraestrutura, urbanização de favelas, regularização fundiária, produção habitacional, saneamento básico, iluminação pública, contenção de encostas, além da criação de novos espaços de lazer e convivência para a população.
