Santo André ganha novo ambiente para desenvolver a Indústria 4.0

In Canto do Joca On
- Updated
Foto: Divulgação/PMSA

Iniciativa será divulgada nesta quarta-feira (28.04), em workshop online

A Universidade Federal do ABC (UFABC), em parceria com o Parque Tecnológico de Santo André, vai disponibilizar estrutura para empresas desenvolverem processos industriais com tecnologias de Indústria 4.0.

A iniciativa será divulgada nesta quarta-feira (28), às 9h, em workshop online e gratuito.

O objetivo, portanto, é discutir os benefícios e implicações da Indústria 4.0 e apresentar o Smart Testbed UFABC.

Ele oferecerá às empresas industriais, em suma, ambiente para capacitação, desenvolvimento de testes de conceito e prototipagem vinculados às tecnologias da Indústria 4.0.

Inscrição

Para realizar a inscrição e participar do workshop basta, em primeiro lugar, acessar o site https://www.sympla.com.br/workshop-smart-testbed-ufabc__1148164.

O Smart Testbed UFABC vem sendo desenvolvido desde 2019, com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Ele atua como uma “fábrica inteligente”, com a aplicação das tecnologias de Manufatura Aditiva, Digital Twin, Simulação, IoT (Internet das Coisas), Robô Colaborativo, Sistema de Visão, Realidade Virtual, RFID (Rastreabilidade) e MES (Manufacturing Execution System).

Fortalecimento

Segundo o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, não só a cidade, mas também a região poderá certamente se fortalecer industrialmente.

“Pela Fundação Seade, praticamente 21,3% do PIB de Santo André vêm da indústria. Isso é quase o dobro da média brasileira que vem sofrendo forte processo de desindustrialização”, diz Banzato.

E, além disso, destaca: “Estamos certos de que Santo André e região podem aumentar ainda mais o protagonismo industrial com a inserção definitiva na era da Indústria 4.0”.

A iniciativa também tem como parceiros o Itescs (Instituto de Tecnologia de Santo André), Coalização Digital ABC, a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha, SAE Brasil e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do ABC.

“A fantástica iniciativa da UFABC, na figura de seus professores Ugo Ibusuki e Franciane Silveira, com apoio da ABDI e do Parque Tecnológico de Santo André coloca para os empresários industriais da nossa região um caminho facilitado para entender e adotar novas tecnologias que vão ajudá-los a ter seus processos mais eficientes, competitivos e melhor preparados para competir globalmente”, complementou, da mesma forma, Banzato.

Parque Tecnológico

Atualmente, Santo André conta com o Parque Tecnológico e de Inovação, parte fundamental da política de desenvolvimento econômico já em operação pela Prefeitura.

Tem como missão promover a inovação e competitividade nas empresas, potencializando as estruturas já existentes na cidade e região.

Além disso, visa a estimular a extensão tecnológica nas instituições de ensino superior e atuando nas oportunidades econômicas do ABCD.

O Parque conta com os serviços como: Bureau de Serviços Tecnológicos, Hub de Inovação e, futuramente, o CIte (Centro de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo de Santo André).

O Parque Tecnológico de Santo André traz na essência a integração e colaboração entre os atores locais de ciência, tecnologia e inovação.

Irá somar-se às estruturas já existentes das sete cidades que compõem o Polo Tecnológico do ABC, uma região com economia altamente relevante para o País.

Tem, em conclusão, o quarto maior PIB do Brasil, terceiro maior valor adicionado da indústria e com o quinto maior mercado consumidor do País.

You may also read!

26ª Mostra de Teatro de Ribeirão Pires chega ao fim neste fim de semana

Programação final inclui, acima de tudo, reapresentações e peça infantil de encerramento A 26ª Mostra de Teatro de Ribeirão Pires

Read More...

Sabesp tem degustadores profissionais de água para garantir qualidade

Profissionais exercem importante papel no controle do padrão de qualidade, ajudando a identificar mudanças do odor e paladar e,

Read More...

Do campo de terra do menino Gilvan ao gramado sintético do prefeito, Gilvan: o Thon de Santo André!

Joaquim Alessi Impossível segurar as lágrimas para quem bateu bola no chão de terra batida na infância e, hoje,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu