Projeto técnico da recuperação da Trilha da Pedra Lisa também é, da mesma forma, apresentado
A Prefeitura de Santo André e a Fundação Florestal firmaram, em suma, termo de cooperação técnica para ações conjuntas nas unidades de conservação da região de Paranapiacaba e Parque Andreense.
O termo prevê, em primeiro lugar, trabalhos de gestão, educação ambiental, uso público, fiscalização, pesquisa e programas de conservação e proteção da fauna e da flora, com destaque para as espécies ameaçadas de extinção, proteção das áreas naturais e formação de corredores ecológicos.
O período de execução é, acima de tudo, de 60 meses.
A assinatura aconteceu, portanto, neste mês no Centro de Visitantes de Paranapiacaba.
Teve as presenças, além disso, de representantes da administração municipal, autoridades da Fundação Florestal, técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e equipe de monitores ambientais.
Na ocasião foi entregue também o projeto técnico de recuperação da Trilha da Pedra Lisa, realizado pelo IPT e Instituto Florestal.
A trilha, no Núcleo Itutinga-Pilões do Parque Estadual Serra do Mar, começa no Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba e termina no Vale do Quilombo, em Santos.
Por conta da degradação decorrente da característica geológico-geotécnica e o uso irregular da área com riscos ao visitante e ao meio ambiente, foi fechada em meados de 2004.
O projeto
O escopo do projeto contempla, da mesma forma, a identificação do traçado original.
Além disso, a adequação do traçado atual e inserção das trilhas do Mirante e da Cachoeira Escondida.
Sem contar soluções de engenharia não convencional para estabilização do processo de movimentação da massa.
Tem ainda a recuperação das áreas depredadas e estruturação da trilha.
Em conclusão, a realização de oficinas e cursos de capacitação para monitores ambientais sobre as práticas adequadas de conservação.
Com foco na segurança dos visitantes e a preservação histórica, cultural e ambiental, desde março de 2023 até agora foram realizadas no Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba obras de regularização do piso, limpeza da vegetação e instalação de estruturas de madeira como guarda-corpo, degraus, pontes, pinguelas, corrimão, escadas e decks. Inclui-se ainda a estrutura metálica para travessia de drenagem, bancos e placas de sinalização.
“Grande parte era de alto risco para os visitantes, como quedas e acidentes graves na travessia da cachoeira, que é de queda livre de aproximadamente 80 metros. Nos últimos cinco anos não tivemos acidentes fatais, mas algumas pessoas não respeitam agendamento e monitoramento obrigatórios. Com as intervenções realizadas trouxe mais segurança”, ressalta o diretor técnico da Fundação Florestal, Diego Hernandes.
Visitação
O acesso às trilhas Mirante, Cachoeira Escondida e Pedra Lisa é permitido, mas com acompanhamento de monitores ambientais.
Os mesmos são credenciados pela Prefeitura de Santo André e pela Fundação Florestal.
A visitação pode ser realizada, em suma, de terça-feira a domingo, das 8h30 às 16h.
A obra de estruturação das três trilhas foi financiada pelo FID (Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos), da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado.
O projeto é desenvolvido desde julho de 2017, coordenado pelo IPT em parceria com a Fundação Florestal e a Prefeitura de Santo André.
O valor investido é, acima de tudo, de aproximadamente R$ 1,8 milhão.
Os recursos são provenientes de um termo de acordo entre o Ministério Público de São Paulo – Comarca Santos, Fundação Florestal e IPT.
Para outras informações e agendamentos:
Centro de Visitantes | Rua Direita, 371 – Vila de Paranapiacaba – Santo André
Tel.: (11) 4439-0321. E-mail: parquenascentes@santoandre.sp.gov.br
Associação de Monitores Ambientais e Culturais (AMA) | Rua Direita, 344 – Vila de Paranapiacaba – Santo André
Telefones: (11) 4439-0155 / (11) 96498-2120
E-mail: ama.paranapiacaba@hotmail.com
Site: itutingapiloes.ingressosparquespaulistas.com.br