Alunos dos cursos de Edificações e Design de Interiores vão elaborar estudos para restauro de imóveis da Vila
Professores e alunos do 3º módulo do curso de Edificações da Etec (Escola Técnica Estadual) Júlio de Mesquita, em Santo André, levaram à Secretaria de Meio Ambiente projeto que visa elaborar estudos para restauro de quatro imóveis em Paranapiacaba.
A ideia é apresentar e discutir as propostas com a sociedade civil e os conselhos, como Condephaapasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André); Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) e Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
O secretário de Meio Ambiente de Santo André, Fabio Picarelli, ressalta a importância do interesse dos jovens em elaborar projetos futuros. “O envolvimento dos estudantes de Santo André é fundamental para a valorização do nosso patrimônio histórico de Paranapiacaba, que é de valor histórico inestimável”.
Os alunos aproveitaram o encontro para tirar dúvidas e conhecer um pouco mais da história da Vila inglesa de Santo André.
“É uma grande oportunidade para os alunos abraçar projetos para a recuperação do patrimônio histórico da cidade e ajudar a Prefeitura a viabilizá-los”, afirma a responsável por Relações Institucionais da Etec Júlio de Mesquita, Suely Magini.
Em breve, as equipes da Secretaria de Meio Ambiente e da instituição educacional irão agendar uma visita à Vila para iniciar o trabalho. Os alunos têm entre 16 e 17 anos e cursam o Ensino Médio.