Santo André faz campanha online para ampliar coleta seletiva

In Canto do Joca On
- Updated
Fotos: Divulgação/Semasa

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), com apoio da Prefeitura, realiza campanha online para conscientizar os moradores a participar da coleta seletiva.

O objetivo, em suma, é minimizar os impactos da queda na geração de resíduos recicláveis devido à redução da atividade econômica em função da pandemia.

“Começamos uma campanha nas redes sociais para sensibilizar a população a melhorar a separação de resíduos secos e úmidos, visto que na comparação de janeiro e abril deste ano o índice de materiais coletados porta a porta caiu 30%, passando de 712.610 kg para 498.560 kg. Hoje, mais de 120 pessoas que trabalham das duas cooperativas da cidade dependem da reciclagem para ter renda e sustento. Precisamos ajudar essas famílias e o meio ambiente”, explica o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

Calendário

Para conscientizar sobre a importância da reciclagem e aumentar a adesão à coleta seletiva, as redes sociais do Semasa e da administração divulgam semanalmente dias e horários em que o caminhão passa.

Além disso, a autarquia também produziu materiais com depoimentos de cooperados para sensibilizar a população.

E ainda prepara ações práticas para fortalecer a coleta seletiva em condomínios habitacionais, locais com grande produção de resíduos.

Além da desaceleração da atividade econômica, outro fator observado pelo Semasa que culminou no declínio da quantidade de recicláveis foi o aumento de catadores de ruas.

Muita gente passou a recolher papelão, latinhas, garrafa PET e metal, dentre outros, antes de o caminhão de coleta seletiva passar.

Com o objetivo de incorporar catadores no sistema formal de triagem e venda de materiais secos, por meio das cooperativas de reciclagem, o Semasa está preparando uma licitação para desenvolver um diagnóstico do número de pessoas que recolhem resíduos pelas ruas.

A expectativa é de que o estudo fique pronto até o final deste ano.

Isso será fundamental, portanto, para fomentar políticas públicas que incluam os catadores no Programa de Coleta Seletiva de Santo André.

Estações de Coleta

O volume de resíduos recicláveis recebido nas Estações de Coleta também caiu 26% na comparação dos meses de janeiro e abril deste ano. O volume passou de 226.376 kg para 166.845 kg.

Além disso, o número de doações de resíduos secos por meio de empresas, instituições e órgãos públicos praticamente zerou em abril.

Os serviços de coleta seletiva porta a porta abrangem 100% do município, sendo que o caminhão de resíduos secos passa uma vez por semana.

Os dias e horários para a coleta domiciliar, tanto de recicláveis quanto de úmidos, podem, em conclusão, ser consultados no site do Semasa, em http://bit.ly/diacoleta.

You may also read!

GCM de Diadema forma 104 novos integrantes para reforçar segurança pública municipal

Novos guardas representam, acima de tudo, aumento de 35% no efetivo da cidade; incorporação à GCM se dá após

Read More...

Diadema estuda ampliar parcerias com Estado em educação e cultura

A secretária de estado Marilia Marton esteve no município visitando o Projeto Guri, o Circo Escola e o CEU

Read More...

Festival do Chocolate 2026 by Chocolândia de Ribeirão Pires abre terceiro fim de semana com shows de artistas da cidade no ChocoPaço

Evento teve programação especial nesta sexta-feira (21), com apresentações musicais, participação da EMARP, em parceria com ABC+Cultura O terceiro fim

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu