Santo André e Medicina ABC firmam parceria para combater obesidade infantil

In ABCD On
Foto: Divulgação/PMSA

Projeto vai capacitar, em primeiro lugar, profissionais da saúde para orientar e tirar dúvidas de munícipes quanto à alimentação saudável

A Secretaria de Saúde de Santo André e o Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) iniciaram parceria inédita.

Ela visa a capacitar profissionais da saúde na abordagem em relação à alimentação saudável e adequada das crianças.

Além disso, trata da vigilância alimentar e nutricional, combate ao sedentarismo, vínculo familiar e resgate do brincar.

Chamado de Jeito de Criança, o projeto conta, acima de tudo, com a participação da Escola da Saúde e apoio do Núcleo de Obesidade.

Idealizado e organizado pela pediatra Roseli Sarni, titular da disciplina de clínica pediátrica, o projeto vem sendo costurado desde junho.

Roseli também é pró-reitora de graduação da FMABC

Da mesma forma, o projeto tem como articuladores a coordenadora médica do Núcleo de Obesidade da Secretaria de Saúde, Maria Carolina Pestana de Andrade do Nascimento, a diretora da Escola da Saúde, Stefanie Kulpa, além do diretor da Atenção Básica, Fausto Soriano.

Atividade teste

Uma atividade teste foi realizada neste mês na cozinha industrial do centro universitário.

Participaram profissionais da Unidade Saúde da Família (USF) Vila Guiomar, com a nutricionista do Núcleo de Obesidade, Juliana Sciorilli.

A ideia é que todos os profissionais da linha de frente nas unidades de saúde tenham capacitação para orientar e tirar dúvidas de crianças e parentes.

Isso, acima de tudo, quanto à alimentação saudável e outros aspectos que envolvem o bem-estar da criança.

“A prevenção de doenças crônicas, como a obesidade, começa na infância e todas as ações voltadas neste cuidado colaboram para a diminuição e controle da doença”, destaca Maria Carolina, que apoia a programação do projeto e a inclusão de novas unidades de saúde na agenda de treinamentos.

O superintendente da Atenção Hospitalar, Victor Chiavegato, comemora os primeiros passos da parceria com a FMABC.

“O projeto faz parte de um conjunto de ações de organização, humanização e modernização e que perpassam por toda a rede assistencial de Santo André”, comenta.

Para o médico Antonio Carlos do Nascimento, coordenador do ambulatório de especialidades do Centro Hospitalar Municipal (CHM) e endocrinologista do Núcleo de Obesidade, o projeto combate, em conclusão, a origem do problema.

Segundo o especialista, “embora a obesidade seja decorrente de múltiplos fatores, sua deflagração ocorre majoritariamente na infância”.

Ele explica que nesse período “os centros reguladores da ingestão calórica são modificados pelo meio ambiente, notadamente por substâncias contidas em alimentos ultraprocessados”.

You may also read!

Corredor Verde ABD chega aos 18 anos e na maioridade alia mobilidade sustentável, arborização e saúde pública

Na celebração da data, o Professor Doutor Paulo Saldiva proferiu, em primeiro lugar, palestra na sede da Next Mobilidade. Falou

Read More...

Prefeito, Gilvan Ferreira, entrega obras de drenagem e mobilidade no Cata Preta

Região recebeu, em primeiro lugar, implantação de galeria de águas pluviais, asfalto novo e sinalização viária A região do bairro

Read More...

BRK Explica: ligações apropriadas e uso correto da rede de esgoto são medidas simples que previnem transtornos

A utilização inadequada da rede de esgoto e as ligações irregulares podem comprometer o funcionamento do sistema e prejudicar

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu