Santo André e Medicina ABC firmam parceria para combater obesidade infantil

In ABCD On
Foto: Divulgação/PMSA

Projeto vai capacitar, em primeiro lugar, profissionais da saúde para orientar e tirar dúvidas de munícipes quanto à alimentação saudável

A Secretaria de Saúde de Santo André e o Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) iniciaram parceria inédita.

Ela visa a capacitar profissionais da saúde na abordagem em relação à alimentação saudável e adequada das crianças.

Além disso, trata da vigilância alimentar e nutricional, combate ao sedentarismo, vínculo familiar e resgate do brincar.

Chamado de Jeito de Criança, o projeto conta, acima de tudo, com a participação da Escola da Saúde e apoio do Núcleo de Obesidade.

Idealizado e organizado pela pediatra Roseli Sarni, titular da disciplina de clínica pediátrica, o projeto vem sendo costurado desde junho.

Roseli também é pró-reitora de graduação da FMABC

Da mesma forma, o projeto tem como articuladores a coordenadora médica do Núcleo de Obesidade da Secretaria de Saúde, Maria Carolina Pestana de Andrade do Nascimento, a diretora da Escola da Saúde, Stefanie Kulpa, além do diretor da Atenção Básica, Fausto Soriano.

Atividade teste

Uma atividade teste foi realizada neste mês na cozinha industrial do centro universitário.

Participaram profissionais da Unidade Saúde da Família (USF) Vila Guiomar, com a nutricionista do Núcleo de Obesidade, Juliana Sciorilli.

A ideia é que todos os profissionais da linha de frente nas unidades de saúde tenham capacitação para orientar e tirar dúvidas de crianças e parentes.

Isso, acima de tudo, quanto à alimentação saudável e outros aspectos que envolvem o bem-estar da criança.

“A prevenção de doenças crônicas, como a obesidade, começa na infância e todas as ações voltadas neste cuidado colaboram para a diminuição e controle da doença”, destaca Maria Carolina, que apoia a programação do projeto e a inclusão de novas unidades de saúde na agenda de treinamentos.

O superintendente da Atenção Hospitalar, Victor Chiavegato, comemora os primeiros passos da parceria com a FMABC.

“O projeto faz parte de um conjunto de ações de organização, humanização e modernização e que perpassam por toda a rede assistencial de Santo André”, comenta.

Para o médico Antonio Carlos do Nascimento, coordenador do ambulatório de especialidades do Centro Hospitalar Municipal (CHM) e endocrinologista do Núcleo de Obesidade, o projeto combate, em conclusão, a origem do problema.

Segundo o especialista, “embora a obesidade seja decorrente de múltiplos fatores, sua deflagração ocorre majoritariamente na infância”.

Ele explica que nesse período “os centros reguladores da ingestão calórica são modificados pelo meio ambiente, notadamente por substâncias contidas em alimentos ultraprocessados”.

You may also read!

Carla e Orlando Morando recebem apoio do prefeito, Taka Yamauchi, e de líderes de Diadema

Encontro reuniu mais de 500 pessoas, entre vereadores, secretários municipais e líderes políticos, e reforçou a articulação regional em

Read More...

Mobilização entre comunidade e Unipar arrecada mais de 1,4 mil itens para instituições de Santo André

Divulgação Unipar A mobilização de moradores, representantes do Conselho Comunitário Consultivo (CCC) e da Unipar resultou em uma ação solidária

Read More...

Ribeirão Pires celebra protagonismo de mulheres negras em evento na EMARP

Programação a ser realizada neste 25 de julho homenageará 10 mulheres negras da região e destacará, em suma, o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu