Santo André discute políticas públicas focadas para a infância

In ABCD On
- Updated
Foto: Helber Aggio/PMSA

Parte do ciclo de webinares do Programa Santo André 500 Anos, transmissão será feita nos canais da Prefeitura no YouTube e Facebook

Santo André, 19 de abril de 2022 – Nesta quarta-feira (20), às 15h, a Prefeitura de Santo André transmitirá o 7º webinar do Santo André 500 Anos, que tem como objetivo promover o debate e a discussão com especialistas e a sociedade sobre os desafios e os rumos que o município pode e deve tomar para se tornar mais desenvolvido, sustentável e justo visando ano de 2053, ano em que a cidade completará cinco décadas de existência.

Intitulado “Os Pequenos Cidadãos e a Cidade Que Queremos”, o webinar trará no centro da discussão a importância das políticas públicas voltadas para a infância e sua escuta ativa. Imprescindível quando o assunto é o desenvolvimento infantil, o Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 13.257/16) terá um destaque especial na conversa. Para falar sobre o tema, foi convidada a coordenadora da Rede Nacional pela Primeira Infância, Cida Freire, que fará um balanço das políticas nacionais para este período da vida e a revisão da lei, que deveria acontecer em 2022.

O webinar também contará com a participação da diretora do Departamento de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Santo André, Silvia Baldijão. Ela contará como se deu a execução do projeto Cidadão Mirim, que faz parte do programa Santo André 500 Anos e foi desenhado junto aos alunos da rede municipal de ensino. O objetivo principal do plano, realizado em 2019, foi registrar os anseios e as opiniões das crianças sobre o futuro da cidade por meio do incentivo à escrita e à leitura e para debater o assunto sob o ponto de vista urbano, o webinar contará com a participação da coordenadora do Programa Santo André 500 Anos, Ana Paula Lepori, que abordará a relação das cidades e seus espaços com a infância.

Com mediação do jornalista Gustavo Baena, a transmissão acontecerá no Facebook, em facebook.com/PrefeituradeSantoAndre, e no YouTube, em youtube.com/user/stoandre1.

Sobre Cida Freire – Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), integrante do Conselho Gestor do FEIPE (Fórum em Defesa da Educação Infantil de Pernambuco) e do Conselho Gestor da REPI (Rede Primeira Infância de Pernambuco), atua há 25 anos na educação infantil, tendo sido professora, coordenadora, formadora, assessora e consultora em políticas públicas para a primeira infância. Atualmente é coordenadora da Secretaria Executiva da Rede Nacional pela Primeira Infância.

Sobre Silvia Regina Grokowski Baldijão – Professora, atuou principalmente na rede municipal de ensino de Santo André, tanto em sala de aula, como na Coordenação Pedagógica, como Vice-Diretora e Diretora de Unidade Escolar, assim como gerente de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Com mais de 35 anos de trabalho direto com educação, atualmente atua como Diretora do Departamento de Educação Infantil e Ensino Fundamental. É formada em Pedagogia com Pós-Graduação em Psicopedagogia e em Educação do Pré-Escolar.

Sobre Ana Paula Lepori – Arquiteta e urbanista, Doutora em projeto. No doutorado, estudou a relação entre cidade, arquitetura, infância e educação através dos 700 playgrounds que o arquiteto holandês Aldo Van Eyck construiu em Amsterdam. Desenvolveu exposições, projetos colaborativos e desenhou políticas a partir da participação infantil no Brasil e também na Costa do Marfim, onde cabe destacar: capacitação dos conselheiros mirins em Santo André, elaboração do Plano Municipal de Primeira Infância de Pardinho, Escola Primária, Creche e Biblioteca de Tiémélékro (Costa do Marfim). É especialista em políticas públicas. Atualmente, compõe a equipe da Unidade de Planejamento Estratégico de Santo André e coordena o Programa Santo André 500 anos.

Sobre o programa Santo André 500 Anos – Resultado do compromisso da Prefeitura em entregar uma Santo André mais digna, próspera e humana para as futuras gerações andreenses, o programa Santo André 500 Anos desenvolverá um planejamento de longo prazo para assegurar o crescimento ordenado e inclusivo da cidade.

You may also read!

Estado oferece 1 milhão de vagas para curso de Inteligência Artificial

Podem participar, portanto, moradores do Estado de São Paulo alfabetizados, e não há idade mínima e máxima exigidas O Governo

Read More...

Goleiro Carlos Vinícius é novo reforço do Ramalhão

O Esporte Clube Santo André anuncia a contratação do goleiro Carlos Vinícius, de 26 anos, para a sequência da

Read More...

Com a primeira-dama, Jéssica Roberta, Fundo Social de Santo André realiza primeira entrega de roupas de 2025

Cerca de 20 mil peças de vestuário variadas foram distribuídas, em primeiro lugar, a 20 entidades sociais parceiras do

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu