Santo André discute políticas públicas focadas para a infância

In ABCD On
- Updated
Foto: Helber Aggio/PMSA

Parte do ciclo de webinares do Programa Santo André 500 Anos, transmissão será feita nos canais da Prefeitura no YouTube e Facebook

Santo André, 19 de abril de 2022 – Nesta quarta-feira (20), às 15h, a Prefeitura de Santo André transmitirá o 7º webinar do Santo André 500 Anos, que tem como objetivo promover o debate e a discussão com especialistas e a sociedade sobre os desafios e os rumos que o município pode e deve tomar para se tornar mais desenvolvido, sustentável e justo visando ano de 2053, ano em que a cidade completará cinco décadas de existência.

Intitulado “Os Pequenos Cidadãos e a Cidade Que Queremos”, o webinar trará no centro da discussão a importância das políticas públicas voltadas para a infância e sua escuta ativa. Imprescindível quando o assunto é o desenvolvimento infantil, o Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 13.257/16) terá um destaque especial na conversa. Para falar sobre o tema, foi convidada a coordenadora da Rede Nacional pela Primeira Infância, Cida Freire, que fará um balanço das políticas nacionais para este período da vida e a revisão da lei, que deveria acontecer em 2022.

O webinar também contará com a participação da diretora do Departamento de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Santo André, Silvia Baldijão. Ela contará como se deu a execução do projeto Cidadão Mirim, que faz parte do programa Santo André 500 Anos e foi desenhado junto aos alunos da rede municipal de ensino. O objetivo principal do plano, realizado em 2019, foi registrar os anseios e as opiniões das crianças sobre o futuro da cidade por meio do incentivo à escrita e à leitura e para debater o assunto sob o ponto de vista urbano, o webinar contará com a participação da coordenadora do Programa Santo André 500 Anos, Ana Paula Lepori, que abordará a relação das cidades e seus espaços com a infância.

Com mediação do jornalista Gustavo Baena, a transmissão acontecerá no Facebook, em facebook.com/PrefeituradeSantoAndre, e no YouTube, em youtube.com/user/stoandre1.

Sobre Cida Freire – Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), integrante do Conselho Gestor do FEIPE (Fórum em Defesa da Educação Infantil de Pernambuco) e do Conselho Gestor da REPI (Rede Primeira Infância de Pernambuco), atua há 25 anos na educação infantil, tendo sido professora, coordenadora, formadora, assessora e consultora em políticas públicas para a primeira infância. Atualmente é coordenadora da Secretaria Executiva da Rede Nacional pela Primeira Infância.

Sobre Silvia Regina Grokowski Baldijão – Professora, atuou principalmente na rede municipal de ensino de Santo André, tanto em sala de aula, como na Coordenação Pedagógica, como Vice-Diretora e Diretora de Unidade Escolar, assim como gerente de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Com mais de 35 anos de trabalho direto com educação, atualmente atua como Diretora do Departamento de Educação Infantil e Ensino Fundamental. É formada em Pedagogia com Pós-Graduação em Psicopedagogia e em Educação do Pré-Escolar.

Sobre Ana Paula Lepori – Arquiteta e urbanista, Doutora em projeto. No doutorado, estudou a relação entre cidade, arquitetura, infância e educação através dos 700 playgrounds que o arquiteto holandês Aldo Van Eyck construiu em Amsterdam. Desenvolveu exposições, projetos colaborativos e desenhou políticas a partir da participação infantil no Brasil e também na Costa do Marfim, onde cabe destacar: capacitação dos conselheiros mirins em Santo André, elaboração do Plano Municipal de Primeira Infância de Pardinho, Escola Primária, Creche e Biblioteca de Tiémélékro (Costa do Marfim). É especialista em políticas públicas. Atualmente, compõe a equipe da Unidade de Planejamento Estratégico de Santo André e coordena o Programa Santo André 500 anos.

Sobre o programa Santo André 500 Anos – Resultado do compromisso da Prefeitura em entregar uma Santo André mais digna, próspera e humana para as futuras gerações andreenses, o programa Santo André 500 Anos desenvolverá um planejamento de longo prazo para assegurar o crescimento ordenado e inclusivo da cidade.

You may also read!

Guto entrega Unidade de Saúde da Família na Vila Sueli, em Ribeirão Pires

Em dois anos, essa é a 4ª inauguração na rede de Atenção Básica da cidade; gestão deve chegar ao

Read More...

Casa do Hip Hop completa 10 anos neste sábado (06.12)

Ao longo deste tempo, importantes artistas do cenário nacional se apresentaram, em primeiro lugar, no equipamento cultural Inaugurada oficialmente em

Read More...

São Bernardo lança ‘Passaporte da Inclusão’ e garante gratuidade a pessoas com deficiência e TEA em parques

Iniciativa reforça o compromisso da gestão com a inclusão e o direito ao lazer; alegria e emoção deram o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu