As 34 unidades de saúde de Santo André preparam, em primeiro lugar, vasta programação para incentivar os homens a participar do Novembro Azul.
O objetivo é realizar exames preventivos que podem detectar de forma precoce o câncer de próstata.
As atividades, gratuitas, vão acontecer, portanto, durante todo o mês, que sob a cor azul chama atenção para a prevenção da doença.
As atividades vão desde palestras, apitaço, rodas de conversa e até tendas montadas na frente das unidades.
Isso para abordar homens do grupo de risco, ou seja, entre 55 a 69 anos, ou acima de 40 que já tenham casos de câncer de próstata na família.
Além disso, todas as 34 unidades de saúde da cidade estão realizando o exame de PSA.
Nele é colhida uma amostra de sangue que pode detectar o câncer de próstata mesmo antes de surgirem os primeiros sintomas.
Nesta terça-feira (1º.11), primeiro dia do mês, a UBS Dr. Moyses Fucs e a Policlínica Vila Palmares abrem a programação com palestras e abordagens no acolhimento com foco na realização do exame de PSA.
Na quinta-feira (3), será a vez da Policlínica Paraíso, Clínica da Família Jardim Cipreste e US Vila Helena realizarem eventos específicos sobre a campanha.
“A prevenção do câncer de próstata é fundamental para uma vida saudável. Os homens precisam se conscientizar da importância de realizar os exames preventivos para que mantenham a qualidade e expectativa de vida elevada”, comenta, em resumo, a biomédica e diretora de Atenção à Saúde, Luciane Suzano Pereira Cunha.