Santo André cria Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais

In ABCD On
- Updated
Foto: Helber Aggio/PMSA

Objetivo do projeto é desenvolver, em primeiro lugar, medidas efetivas ao estabelecimento de políticas públicas de igualdade étnico-racial e enfrentamento ao racismo 

Com o objetivo de elaborar políticas educacionais voltadas ao combate à discriminação racial, a Prefeitura de Santo André criou, portanto, o Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (Nerer).

A primeira reunião do grupo foi realizada, acima de tudo, na tarde de sexta-feira (04.10).

Sob coordenação do Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, o Nerer deve atuar colaborativamente com os demais departamentos da Secretaria de Educação.

O núcleo é composto, inicialmente, por Fernanda Barletta Martins, Francine Machado de Mendonça, Leila Maria de Oliveira e Patrícia Salvador.

Os objetivos do Nerer são diversos: articular a formação continuada dos profissionais de educação da rede municipal de ensino, baseada na consolidação de práticas pedagógicas antirracistas, inclusivas e acolhedoras; contribuir com a construção de material pedagógico e de apoio, em consonância com o Documento Curricular Andreense e a Base Nacional Curricular Comum, que tenham como premissa básica a equidade.

Diálogo constante

Também estão nas metas do projeto estabelecer o diálogo constante com a comunidade escolar, com o Conselho Municipal de Educação, com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, com os movimentos negros locais e com a sociedade civil em geral que possa contribuir com pautas relevantes e expressar suas pretensões em relação ao assunto; e contribuir com as demais ações do Poder Público, inerentes à área da educação, que tenham como objetivo a promoção da igualdade racial.

Entre as atribuições do Nerer estão a proposição de ações de caráter formativo, apoiar e promover palestras, cursos, seminários, congressos, grupos de trabalho e afins, pesquisar e analisar os materiais pedagógicos a serem ofertados à rede municipal, que subsidiem o trabalho nas unidades escolares, voltados para a valorização da diversidade, elaborar material de apoio ao trabalho pedagógico com objetivo de dar visibilidade e protagonismo aos povos indígenas, negros e migrantes, entre outros.

You may also read!

Pérola da Serra conquista oito medalhas no Encontro Master de Atletismo em São Bernardo do Campo

A equipe do Pérola da Serra brilhou neste final de semana no Encontro Master de Atletismo, em São Bernardo

Read More...

Dia Internacional das Mulheres na Engenharia: BRK destaca a importância da participação da mulher para o setor de saneamento

Um dado reforça a importância da participação feminina na engenharia Nesta segunda-feira, dia 23 de junho, é comemorado o Dia

Read More...

Vôlei Mauá é vice-campeão do 40º Jogos da Juventude

Equipe mauaense obteve, acima de tudo, 7 vitórias e apenas uma derrota na competição Foi por pouco que Vôlei Mauá

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu