Santo André começa a vacinar jovens de 10 a 14 anos contra a dengue na quinta-feira

In ABCD, Saúde On
Foto: Helber Aggio/PMSA

Imunizante estará disponível por livre demanda nas 34 unidades básicas de saúde; serão duas doses com intervalo de três meses

O Ministério da Saúde enviou para Santo André 10.530 doses da vacina que protege contra a dengue. A partir de quinta-feira (13) o imunizante estará disponível para os andreenses de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias, das 8h às 16h, nas 34 unidades básicas de saúde. Serão ministradas duas doses com intervalo de três meses.

Para garantir a imunização é necessário apresentar documento com foto, número do CPF e, se possível, a carteirinha de vacinação. O adolescente precisa estar acompanhado de um adulto responsável. O atendimento é por livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento. O jovem deve se vacinar mesmo que já tenha contraído a dengue.

“Santo André é referência na vacinação e assim que recebemos o lote do imunizante contra a dengue iniciamos uma força-tarefa para separar e distribuir rapidamente as doses para todas as nossas unidades de saúde. É muito importante que os responsáveis levem os adolescentes aos postos de saúde porque essa é uma das fatias da população mais vulneráveis à doença”, comentou o secretário de Saúde, Acacio Miranda.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, os jovens de 10 a 14 anos estão na faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue – 16,4 mil de janeiro de 2019 a novembro de 2023, depois das pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A definição de um público-alvo foi necessária em razão da capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante da vacina. Ainda não há previsão da inclusão de outras faixas etárias na vacinação contra a dengue. O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal.

 

You may also read!

Reabertura do icônico Cine Lyra marcará início do Festival de Inverno de Paranapiacaba no dia 20

Inaugurado há mais de um século, Cine Lyra foi restaurado; evento será nos dois últimos finais de semana de

Read More...

Mauá: estrutura e tecnologia para tratar esgoto promovem saúde e preservam os córregos e o rio Tamanduateí

Os moradores de Mauá, em ações simples do seu dia a dia, como lavar as mãos e louças, tomar

Read More...

Santo André interdita trechos das ruas Siqueira Campos e General Glicério nesta segunda-feira (15.7)

Departamento de Engenharia de Tráfego vai destacar agentes de trânsito para orientar os motoristas na região central As ruas Siqueira

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu