Apresentações do Polo Bilíngue e exposição de fotos marcaram o evento
Com objetivo de compartilhar práticas desenvolvidas na perspectiva de uma educação para todos, a Secretaria de Educação de Santo André, em parceria com a Secretaria da Pessoa com Deficiência, realizou nesta segunda-feira (6) um encontro em celebração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 3 de dezembro.
Realizada no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, a iniciativa contou com a participação de alunos, professores e profissionais da rede municipal de Santo André e apresentou reflexão sobre atividades com ênfase no conhecimento de eventos esportivos, como as Olimpíadas e Paraolimpíadas, que não contaram com a participação de atletas surdos.
Com apresentações dos alunos do Polo Bilíngue, o evento reforçou a importância das Surdolimpíadas, que ocorrerão em 2022 e serão realizadas pela primeira vez na América Latina – a sede será em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.
Também durante o evento, após um processo de eleição, por parte de instrutores, professores e alunos, foi apresentado o mascote escolhido para representar as Surdolimpíadas do Polo Bilíngue: o Nicocão. De acordo com o criador do mascote, Pietro Belório, o cão tem o super poder de hipnotizar as pessoas para se comunicarem em Libras.
Ainda na ocasião, o público pôde conferir uma exposição fotográfica vislumbrando a temática discutida e trabalhada sobre o Setembro Amarelo, mês da conscientização e prevenção ao suicídio.
O trabalho teve como premissa a escuta, reflexão e trocas de experiências entre os educandos surdos e ouvintes em relação às vivências e acessos às mídias sociais.
De acordo com a gerente de Educação Inclusiva, Sandramara Gerbelli, o evento já é o quinto encontro realizado em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência na cidade. “Escolhemos fazer um evento como este devido à importância que as pessoas com deficiência têm para nós, professores e gestores que somos. Precisamos fazer valer cada vez mais o direito de cada um exercer seu papel como cidadão, pois sabemos que a inclusão também deve ser considerada e acontecer em outras áreas e é por isso que as oportunidades precisam ser valorizadas em cada ação”.
O secretário da Pessoa com Deficiência, Ivo de Lima, destacou a importância de iniciativas inclusivas. “Santo André tem quase 50 mil habitantes com deficiência, representando 8% da população. Cerca de 20 mil pessoas apresentam deficiências visuais e 16 mil têm mobilidade reduzida. Nossa cidade sempre foi inclusiva e olhares mais direcionados para este público contribuem para alcançar melhores propostas e objetivos”.
Para Sonia Mara Agi Lino, da Secretaria de Educação de Santo André, a cidade sempre valorizou a inclusão. “Santo André está de parabéns por ser uma cidade educadora que não deixa ninguém para trás. Nossa cidade é pura inclusão, por isso parabenizamos toda equipe, que unida, contribui na integralidade para mais um capítulo da história da educação”, pontuou.