Saiba como processar a Enel no Procon de São Caetano

In ABCD On
- Updated
Auricchio durante a live

Moradores de São Caetano do Sul com perdas materiais devido à queda de energia desde sexta-feira (03.11) podem registrar queixas contra a Enel no Procon.

Ele fica, em preiro lugar, dentro do Atende Fácil (Rua Major Carlo Del Prete, 651, Centro) a partir desta quarta-feira (8/11).

“Disponibilizamos pessoal para reforçar a equipe do Procon e receber as solicitações de ressarcimento dos danos causados pela queda de energia elétrica”, ressalta, em resumo, o prefeito José Auricchio Júnior.

Na noite desta terça (07.11), Auricchio fez uma live pelas redes sociais e criticou a “incompetência e descaso” da Enel.

Da mesma forma, criticou a postura da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Os munícipes devem buscar o Procon munidos de documentos pessoais (RG, CPF e conta de luz recente) e todo tipo de documento que possa comprovar as perdas acarretadas pela falta de energia (veja descrição completa abaixo).

O atendimento é por livre demanda – sem necessidade de agendamento – de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Além do atendimento presencial, também é possível abrir uma reclamação contra a Enel pelo site do Procon (https://www.procon.sp.gov.br).

O Procon de São Caetano atenderá, acima de tudo, pessoas físicas, MEIs (microempreendedores individuais) e ME (microempresas).

Não atenderá, por exemplo, empresas de grande porte, que devem abrir reclamação diretamente pelos canais www.consumidor.gov e Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), pelo telefone 144.

O deputado estadual Thiago Auricchio, autor do Código Paulista de Defesa do Consumidor e presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga a Enel desde maio, apoia a iniciativa.

“Oriento que todos os que se sentiram lesados busquem o Procon, pois o Estado vai usar como base as denúncias dos consumidores para fiscalizar e cobrar a Enel São Paulo”, diz, em suma.

Documentos

Pessoa jurídica (MEI e ME):
Abertura de processo por falta de energia:

RG e CPF do titular da instalação;
Inscrição Municipal ou Cadastro de CNPJ;
Comprovante de endereço (conta de energia elétrica da Enel);
Protocolo de reclamação com os canais de atendimento da Enel (se houver).

Abertura de processo para ressarcimento de danos por perda de alimentos:

RG e CPF do titular da instalação;
Inscrição municipal ou cadastro de CNPJ;
Comprovante de endereço (conta de energia elétrica da Enel);
Protocolo de reclamação com os canais de atendimento da Enel (se houver);
Fotografias dos alimentos estragados;
Nota fiscal das mercadorias ou extrato de compra;
Conta bancária no nome do titular.

Abertura de processo para ressarcimento de danos a produtos elétricos:
RG e CPF do titular da instalação;
Inscrição Municipal ou cadastro de CNPJ;
Comprovante de endereço (conta de energia elétrica da Enel);
Protocolo de reclamação com os canais de atendimento da Enel (se houver);
Dados do equipamento: tipo, marca, modelo e número de série;
Dois laudos elaborados por assistência técnica autorizada (com descritivo: CNPJ da Assistência Técnica ou CPF do técnico com certificação profissional);
Conta bancária no nome do titular.

Pessoa física

Abertura de processo por falta de energia:

RG e CPF do titular da instalação;
Comprovante de endereço (conta de energia elétrica da Enel);
Protocolo de reclamação com os canais de atendimento da Enel (se houver);

Abertura de processo para ressarcimento de danos por perda de alimentos:
RG e CPF do titular da instalação;
Comprovante de endereço (conta de energia elétrica da Enel);
Protocolo de reclamação com os canais de atendimento da Enel (se houver);
Fotografias de alimentos estragados;
Nota fiscal das mercadorias ou extrato de compra;
Conta bancária no nome do titular.

Abertura de processo para ressarcimento de danos a produtos elétricos:
RG e CPF do titular da instalação;
Comprovante de endereço (conta de energia elétrica da Enel);
Protocolo de reclamação com os canais de atendimento da Enel (se houver);
Dados do equipamento: tipo, marca, modelo e número de série;
Dois laudos elaborados por assistência técnica autorizada (contendo: CNPJ da Assistência Técnica ou CPF do técnico com certificação profissional, carimbo da empresa e endereço);
Conta bancária no nome do titular.

 

You may also read!

Consórcio ABC tem assembleia em Brasília e inaugura sala para reforçar proximidade com Três Poderes

Filial da entidade regional foi apresentada, em primeiro lugar, nesta terça-feira (15.07) após reunião mensal dos prefeitos O Consórcio Intermunicipal

Read More...

Mais de 400 artistas prometem transformar Festival de Inverno de Paranapiacaba em verdadeiro show a partir deste sábado

Dois últimos finais da semana de julho terão, em primeiro lugar, atrações de música, teatro, cinema, contação de histórias

Read More...

Trecho da Avenida Rosa Kasinski recuperado pela Prefeitura de Mauá

A obra concluída nesta terça-feira (15.07) consertou a caixa de águas pluviais que estava danificada A Secretaria de Serviços Urbanos

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu