Evento gratuito aconteceu neste sábado (31.05) no Parque Prof. Luiz Carlos Grecco e reuniu visitantes em oficinas, rituais e apresentações voltadas à ancestralidade
O Parque Prof. Luiz Carlos Grecco, em Ribeirão Pires, recebeu, neste sábado (31.05), evento histórico.
O mesmo fortaleceu a imersão nas raízes culturais brasileiras com a realização do evento “Saberes Ancestrais: Vozes da Terra”.
A programação gratuita reuniu, acima de tudo, visitantes ao longo de todo o dia em uma série de oficinas, apresentações artísticas, rituais e exposição de artesanatos ligados à tradição dos povos originários e à cultura ancestral.
Realizado em parceria entre a Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Turismo, e o coletivo Alquimia dos Elemencais, o evento trouxe, em primeiro lugar, momentos de espiritualidade, arte e troca de saberes.
Ritual do pajé

Entre os destaques estava o ritual conduzido pelo pajé Laguna e rodas de conversa voltadas à preservação da memória e dos conhecimentos tradicionais.
A programação contou ainda com oficinas de tintas naturais, sabores do Brasil com frutas nativas, escalda-pés e meditação ancestral, além de apresentações de tambores, capoeira, danças e rituais de cura.
O dia foi encerrado com a simbólica roda de partilha com anciãos convidados e a cerimônia de homenagens.
Para a organizadora do evento, Lygia Catarine, a vivência foi transformadora.
“Ver esse evento agora incluído no calendário oficial da cidade é uma grande conquista. Agradecemos à Prefeitura por essa parceria e pelo compromisso de realizar esse encontro ano após ano, mantendo viva a ancestralidade que nos conecta.”
O prefeito Guto Volpi anunciou oficialmente, além disso, que o “Saberes Ancestrais” passará a integrar o calendário de evento oficial da cidade.
“Ribeirão Pires tem um patrimônio cultural riquíssimo. Por isso, temos a alegria de anunciar que esta celebração passa agora a fazer parte do calendário oficial do município. É nosso compromisso seguir fortalecendo ações como essa, que aproximam a população de suas raízes”, afirmou, em conclusão.