Apresentações culturais e palestras fizeram parte, acima de tudo, da Semana Municipal Sem Barreiras
Ribeirão Pires concluiu, neste sábado (27.09), portanto, o primeiro Festival Sem Barreiras.
O mesmo foi promovido, em primeiro lugar, pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social.
E integrante, em suma, a Semana Municipal “Sem Barreiras” (Lei nº 6.685/2021).
O Paço Municipal recebeu shows, desfile de Cosplay e tendas voltadas aos cuidados de saúde e bem estar.
A programação teve início no dia 20, com a posse do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONDEFI).
Já durante a semana teve apresentações musicais, ciclos de palestras sobre acessibilidade e inclusão.
Isso, além de intervenções esportivas inclusivas no CTT João Neto e show de Stand Up Comedy com a humorista Tatá Mendonça, trazendo às pessoas com deficiência de Ribeirão Pires a possibilidade do debate e do sentimento de pertencimento com a cidade.
Além da Roda de Samba do NASCE, Dôdi, Renato Pinheiro, Yzalu, Ivan Freitas e banda, fechou o sábado com muita energia e rock and roll a Banda Made in Brazil.
“Foi uma semana muito rica, pela diversidade de temas abordados. Nós fizemos palestras sobre direitos dos PcD’s, falamos sobre empregabilidade, trouxemos artistas para mostrarem seus trabalhos, ou seja, dar visibilidade a estas pessoas e mostrar que elas podem ser realmente, sem barreiras”, salientou o secretário Leonardo Biazi.
O Festival Sem Barreiras atende aos objetivos da Agenda 2030.
Tem educação inclusiva (ODS 4), trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8), redução das desigualdades (ODS 10) e cidades sustentáveis e acessíveis (ODS 11).
