Por João Fiasche – Especial para ABCD REAL
O Tênis é um dos esportes mais populares do planeta. Segundo um levantamento feito em 2019 pela Federação Internacional de Tênis (ITF), existem mais de 87 milhões de tenistas ao redor do mundo, o que significa dizer que mais de 1% da população mundial pratica esse esporte. O mesmo relatório aponta que mais de 2,2 milhões de brasileiros jogam Tênis, número que coloca o Brasil entre os 10 países com o maior número de praticantes da modalidade.
Um dos mais notáveis apaixonados por esse esporte no Brasil é o ex-atleta Rodrigo Pavão. Praticante desde os 7 anos de idade por influência do pai, Rodrigo começou a disputar torneios estaduais aos 10 anos e se tornou tenista profissional, disputando mais de 300 campeonatos nacionais e internacionais na carreira e sendo campeão de vários torneios.
Graduado em Educação Física, Pavão se tornou treinador após encerrar a carreira de tenista profissional e vivenciou até uma experiência internacional na profissão, trabalhando em uma academia em Barcelona, na Espanha. Atualmente é proprietário da Pavão Tennis & Beach, em Santo André, espaço que conta com quadras para a prática do esporte.
Rodrigo Pavão define sua relação com o Tênis como marcante e intensa e afirma que o fato de ser considerado desde a infância como uma das grandes promessas do esporte o fez levar muito a sério cada treino desde muito novo.
“Esta paixão sempre esteve forte em todas as etapas da minha carreira. Estou realizando um sonho ao fazer com que mais pessoas tenham mais saúde e qualidade de vida através deste esporte tão fascinante e completo. E já se foram 20 anos transformando a vida das pessoas através do esporte.”
Ao falar da importância do Tênis, Rodrigo destaca que algumas habilidades desenvolvidas na sua prática podem ser úteis em outros aspectos da vida. “O Tênis é um dos esportes que mais estimula nosso cérebro porque desenvolve muito nossa capacidade de raciocínio e tomada de decisão.”
Ele também cita outras competências que podem ser desenvolvidas através desse esporte, dando ênfase no respeito ao adversário durante as partidas. “É fundamental saber perder, saber reconhecer os méritos do adversário. Essa é uma das capacidades que considero mais importantes, assim como a concentração e a habilidade de tomar decisões na hora certa.”
Ele também opina sobre o que deve ser feito para popularizar ainda mais a modalidade no país. “O Brasil poderia se tornar referência no Tênis se investisse em quadras públicas e na capacitação dos professores de Educação Física. Este é o caminho para deixar o esporte mais próximo da maioria da população, pois inserindo o Tênis nas escolas, o número de praticantes aumentaria.”
Rodrigo se vê como alguém muito atuante em prol da popularização do esporte, já que sempre atuou em projetos de desenvolvimento do Tênis dirigindo equipes de competição e promovendo eventos. “Por um período, estive à frente de um projeto social no qual eu atuava oferecendo aulas de forma gratuita à população em uma quadra pública. Tenho muito interesse em voltar a atuar nesta área como forma de retribuir tudo que o Tênis me proporcionou.”