Rio Grande da Serra traz inovações sustentáveis do Japão para a gestão de resíduos

In ABCD, Economia On
- Updated
Divulgação/PMRGS

Entre 3 e 13 de fevereiro, o secretário-adjunto da SeClima, Flavio Nakaoka, realizou intercâmbio com o Japão através da Japan International Cooperation Agency (JICA).

Durante a viagem, Nakaoka conheceu, por exemplo, diversas soluções na gestão de resíduos em Tokyo, Kitakyushu e Kagoshima.

Em Osaki, pequeno município de Kagoshima com 12.000 habitantes, visitou, em primeiro lugar, uma cooperativa de compostagem.

Nela, resíduos de poda de árvore são triturados e misturados com restos orgânicos que a população descarta em baldes específicos.

O resultado, acima de tudo, é um composto vendido aos agricultores.

Ele também conheceu, além disso, uma cooperativa em que a população idosa atua na triagem dos resíduos recicláveis, impressionando-se com a limpeza com que chegam nas esteiras.

A viagem também incluiu visitas a empresas especializadas em reciclagem de carros, EPS (Isopor ®), painéis solares, vestimentas e outros 26 tipos de resíduos específicos que demandam atenção do poder público.

Dada a limitação territorial do Japão, o país não pode se dar ao luxo de descartar lixo em qualquer lugar, predominando o uso de incineradores. No entanto, latas de alumínio, PET e papelão possuem uma cadeia de reciclagem bem definida. “O que mais impressiona é a disciplina e o respeito com que o povo japonês realiza o descarte”, destacou Nakaoka.

A viagem, que não teve custos aos cofres públicos, gerou grandes aprendizados. Após 10 dias de muito frio e neve, Nakaoka retorna com o desafio de trazer soluções adaptadas ao clima tropical para a gestão de resíduos em Rio Grande da Serra. Como próximos passos, a cidade buscará fomentar parcerias internacionais para mitigar as consequências das emergências climáticas e agressões ambientais.

You may also read!

Câmara de São Caetano condecora jornalista Leandro Amaral com título de Cidadão Emérito em sessão histórica

Joaquim Alessi Em Sessão Solene das mais prestigiadas da história do Poder Legislativo de São Caetano do Sul, o jornalista

Read More...

Fim de semana de carrinho cheio: Dia Coop tem segunda edição com excelentes promoções

Neste fim de semana (7 e 8 de março), a Coop realiza, em primeiro lugar, a segunda edição da

Read More...

Carla Morando defende tornozeleira eletrônica obrigatória a agressores com medida protetiva

Deputada afirma que medida busca transformar a proteção às mulheres em algo real, e não apenas uma decisão no

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu