Rio Grande da Serra antecipa Operação Inverno com abertura de casa de acolhimento noturno

Em ABCD - No dia
Fotos: Ayres Ramos/PMRGS

Local funcionará todos os dias da semana para pernoite, das 19h às 07h, com espaço para pets, oferta de banho, roupa, alimentação e atendimento social

Em virtude das baixas temperaturas que atingiram o País nesta semana, a Prefeitura de Rio Grande da Serra antecipou, nesta sexta-feira (20.05), a Operação Inverno, com abertura de casa de acolhimento noturno voltado para pessoas em situação de rua.

O espaço já está em funcionamento, portanto, na Rua Ângelo Gaeta, 84, no Parque Indaiá.

O prefeito Claudinho da Geladeira esteve no local, acompanhado da secretária de Cidadania e Inclusão Social, Vilma Marcelino, da adjunta, Keila Diniz, do vereador Zé Carlos, e funcionários da Pasta.

O funcionamento será, acima de tudo, durante os sete dias da semana, das 19h às 07h.

“Rio Grande da Serra não conta com um abrigo permanente. Estamos batalhando recursos junto ao Governo do Estado e Federal para que possamos contar com esse equipamento de forma permanente. Abrimos uma casa de acolhimento para pessoas em situação de rua no ano passado e contamos com a solidariedade da população rio-grandense. Estava prevista a abertura durante os meses de junho a setembro, mas tivemos de antecipar o planejamento para abrigar as pessoas em situação de rua”, afirmou, em resumo, o prefeito Claudinho da Geladeira.

A casa de acolhimento conta, por exemplo, com 20 vagas, espaço para pets e toda infraestrutura necessária para os pernoites com oferta de banho, roupa, alimentação e atendimento social.

Em 2021, a Prefeitura de Rio Grande da Serra abriu uma estrutura semelhante. Foram atendidas 39 pessoas, sendo 12 delas de forma fixa.

O espaço também contou com 60 voluntários ao longo de seu funcionamento de junho a setembro.

A Pasta está selecionando voluntários para participar desta ação.

Mais informações pelo e-mail scas@riograndedaserra.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 4821-4765 (Whatsapp).

Apoio

O CREAS de Rio Grande da Serra também está fazendo o atendimento aos moradores de rua, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (11) 4821-2506.

Após este horário, ou aos fins de semana, acionar a Guarda Civil Municipal (GCM) pelo telefone (11) 4826-8008, que acionará a Secretaria de Cidadania e Inclusão Social para fazer a abordagem e o acolhimento.

Jantar de Solidariedade

Para reforçar financeiramente a Operação Inverno e a casa de acolhimento, a Prefeitura de Rio Grande da Serra, por meio do Fundo Social de Solidariedade, fará um Jantar Beneficente, em alusão ao aniversário de 58 anos de sua emancipação política, comemorada em 3 de maio.

O evento ocorrerá na sexta-feira (27.05), a partir das 19h30, na Chácara Recanto dos Pássaros.

O convite está à venda por R$ 160 por pessoa.

Quem quiser participar, basta entrar em contato com o Fundo Social pelo telefone (11) 4821-4765 (Whastapp).

Inverno Solidário

O Fundo Social de Solidariedade também iniciou, além disso, a Campanha Inverno Solidário 2022 nesta semana.

A iniciativa pretende, em primeiro lugar, arrecadar roupas, mantas e cobertores em bom estado de conservação para ser distribuídos a pessoas em situação de alta vulnerabilidade social durante o outono e inverno.

Também arrecada, da mesma forma, itens para a casa de acolhimento, como cobertores e roupas de cama, vestimentas (principalmente agasalhos e itens de inverno), alimentos e itens de limpeza.

As doações poderão ser entregues, em conclusão, na sede do Fundo Social de Solidariedade (Rua do Progresso, 700, Jardim Progresso) e nos demais pontos de coleta: UBS Parque América, UBS Santa Tereza,  UBS Central,  UBS Vila Conde,  UBS Vila Niwa,  UBS Vila São João, UBS Vila Lopes, EMEB Primeira-Dama Zulmira Jardim Teixeira, Prefeitura de Rio Grande da Serra e no posto de gasolina (Avenida Dom Pedro I, s/n, centro).

Você também pode ler!

Volpi homenageia a empresa Otmo

Prefeito de Ribeirão Pires está levando pessoalmente medalhas e certificados às empresas que ajudaram no enfrentamento à pandemia O prefeito

Read More...

São Caetano credencia artistas para Aniversário da cidade e Encontro de Carros Antigos

A partir desta quarta-feira (06.07), a Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Cultura

Read More...

Petrobras apresenta novo espetáculo músico-teatral de Paulo Tatit e Filipe Edmo que resgata o valor do brincar

Com uma proposta inovadora e canções inéditas, Siricutico em: Aventuras da Menina Flor e a Boneca Açucena é um

Read More...

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu