Ribeirão Pires registra menor índice de mortes no trânsito em nove anos

In ABCD On
- Updated
Prefeitura entrega jogos 'Trânsito Legal' para estudantes da rede municipal. Foto: Leandro Teixeira/PMETRP

De janeiro a julho de 2025, a cidade somou apenas cinco óbitos, zerou as ocorrências em julho e alcançou o melhor resultado em sinistros desde 2019

Ribeirão Pires fechou os primeiros sete meses de 2024, acima de tudo, com o menor índice de mortes no trânsito dos últimos nove anos.

Os dados são do Infosiga, sistema de monitoramento do Governo do Estado de São Paulo.

Em 2025, a cidade registrou, por exemplo, cinco óbitos no período e zerou as ocorrências em junho.

O município também alcançou, em primeiro lugar, o melhor resultado em sinistros desde 2019.

Isso, tanto no acumulado de janeiro a julho quanto em julho isoladamente, quando a redução foi de 50% em relação ao mesmo período de 2024.

O prefeito, Guto Volpi, atribuiu a queda dos índices, portanto, ao conjunto de ações implementadas pela administração municipal.

“Esse resultado é fruto de um trabalho responsável e estratégico da nossa gestão. Intensificamos campanhas de conscientização, reforçamos a segurança viária e atuamos nos pontos mais críticos da cidade. Estamos colhendo os frutos de um planejamento sério, mas seguiremos avançando para ampliar ainda mais a proteção e a qualidade de vida da nossa população”, ressaltou, em resumo, Guto.

Números expressivos

Ribeirão Pires registrou 109 sinistros nos primeiros sete meses de 2025, uma redução de 36% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 161 casos, segundo dados do Infosiga.

Somente em julho deste ano, a cidade teve 11 ocorrências, queda de 50% na comparação com julho de 2024.

Desde 2019, esse foi o julho com o menor número de registros.

Neste ano, a Prefeitura reforçou as ações de educação para o trânsito em parceria com o Detran-SP, promovendo atividades voltadas a motociclistas, pedestres e motoristas.

Além disso, foram realizadas operações de fiscalização, como blitz educativas e integradas, voltadas ao combate à alcoolemia ao volante.

Na educação, ampliou o projeto municipal de educação nas escolas com o brincando de trânsito, o CIMOB – Circuito Itinerante de Mobilidade Urbana.

Recentemente a Prefeitura passou a entregar jogos ‘Trânsito Legal’ para estudantes da rede municipal de ensino.

Nas ações de manutenção, a Prefeitura manteve o reforço das sinalizações viárias na cidade.

Também realizou a higienização das placas e, com base em estudos técnicos e na análise de um mapa de calor, implantou novos equipamentos de fiscalização eletrônica em pontos considerados críticos na cidade, como a Kaethe Richers e Francisco Monteiro.

“O trabalho é feito de forma criteriosa, sempre bem estudado para priorizar a segurança da população. Na Kaethe Richers, por exemplo, há intenso fluxo de pedestres, muitos deles idosos, além de pontos de ônibus e uma unidade do INSS. É uma área sensível, onde identificamos alto índice de motoristas que desrespeitam a velocidade, oferecendo risco constante de acidentes graves”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana de Ribeirão Pires, Marcos Campanhã.

You may also read!

Ana Carolina Serra articula implantação da primeira Fatec de Rio Grande da Serra em reunião no Centro Paula Souza

Ao lado do prefeito Akira Auriani, deputada estadual defendeu integração regional do ABCD e otimização de infraestrutura para viabilizar

Read More...

Consórcio fortalece diálogo do ABCD com a Rússia a fim de ampliar cooperação econômica, tecnológica e cultural

Agenda discutiu, em suma, oportunidades de negócios, inovação, tecnologia e intercâmbios com o Grande ABC O Consórcio Intermunicipal do ABCD

Read More...

Messi chega à maioridade em mundiais: 18 gols e a artilharia isolada na história das Copas

Lionel Messi entrou para a história nesta segunda-feira (22.06) ao marcar, em primeiro lugar, dois gols contra a Áustria. Assim,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu