Ribeirão Pires reforça conscientização sobre saúde mental

In ABCD, Saúde On
- Updated
Campanha Janeiro Branco traz rodas de conversa nas três unidades do CAPS da Estância Foto: Gabriel Mazzo/PMETRP

Campanha Janeiro Branco traz, portanto, rodas de conversa nas três unidades do CAPS da Estância

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, realiza durante o mês, em primeiro lugarm a campanha Janeiro Branco.

O objetivo é chamar a atenção, acima de tudo, para as necessidades relacionadas à Saúde Mental e emocional da sociedade.

A unidade do CAPS Adulto (Centros de Atenção Psicossocial), por exemplo, promoverá roda de conversas com os pacientes.

Será às segundas e quintas-feiras, das 13h30 às 15h, na Rua Afonso Zampol, 41, no Centro.

Também está previsto, da mesma forma, encontro com a rede de psicossocial municipal e demais equipamentos do município (Atenção Básica, Educação e Assistência Social).

Está programado para 29 de janeiro, das 13h30 às 16h, na Escola de Enfermagem Alge (Avenida Ernesto Menato, 236).

Durante todo o mês, o CAPS AD – Álcool e Drogas promove conversas e dinâmicas de conscientização.

Sempre visando ao cuidado com a saúde mental; ao mesmo tempo que o CAPS Infantojuvenil trabalha nas atividades de férias, com temáticas diferenciadas.

Ação o ano todo

Durante todo o ano, a Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires, em conjunto com os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), oferece serviços para pacientes com transtornos graves e persistentes.

O serviço dos CAPS funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Caso seja a primeira vez, o paciente deve passar pelo Acolhimento Técnico, que acontece de segunda a quinta-feira, das 8 às 11h ou 13h as 16h.

É necessário, além disso, levar documento de identidade, CPF e cartão do SUS, onde será avaliado a real necessidade de consulta com médico psiquiatra.

Atualmente, a municipalidade conta com três unidades do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), que prestam atendimento a pessoas que sofrem com transtornos mentais graves e persistentes.

A unidade Infantojuvenil está localizada na Rua Primeiro de Maio – 108, região central.

O CAPS Adulto atende na Rua Afonso Zampol, 41 – Centro. Já o CAPS AD (Álcool e Drogas) realiza os atendimentos na Rua Prestes Maia – 55, Vila Suissa

Além dos CAPS, a RAPS – Rede de Atenção Psicossocial é formada pela UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santa Luzia – para casos de urgência/emergência, unidades da Atenção Primária (USFs e UBSs) SAMU e cinco Residências Terapêuticas.

You may also read!

Reciclar, criar e empoderar: oficina transforma resíduos em oportunidade

Atividade marca, em suma, encerramento de campanha de reciclagem promovida pela Unipar em Rio Grande da Serra Na sexta-feira (08.08),

Read More...

São Bernardo previne e reduz em 84% casos de dengue

Medidas efetivas, por meio dos agentes de combates a endemias, tecnologia e vacinação, colocam município, acima de tudo, em

Read More...

Prefeitura Mauá lança campanha para quitação de débitos

Contribuinte pode se dirigir, portanto, ao Paço Municipal ou ao Poupatempo para regularizar sua situação Na próxima semana, a Prefeitura

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu