A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma roda de conversa na Unidade de Saúde da Família (USF) da Vila Sueli para conscientizar a população sobre a prevenção e o tratamento da tuberculose. A ação faz parte das iniciativas do município dedicado ao combate à doença, que inclui também buscas ativas para diagnóstico precoce por meio de exames, visando reduzir a transmissão.
Durante a palestra, foram abordados os sintomas da tuberculose, as opções de tratamento e a importância de buscar os serviços de saúde oferecidos pelo município. Em caso de sintomas é recomendado procurar uma unidade de saúde mais próxima ou o SAE (Serviço de Atenção Especializada), localizado na Rua João Domingues de Oliveira, 320.
A Secretaria de Saúde orienta que os pacientes que apresentarem tosse persistente por mais de duas semanas e outros sintomas, como febre ao final da tarde, sudorese noturna e emagrecimento. pacientes que apresentarem sintomas passarão por avaliação e, se necessário, serão encaminhados para exames de baciloscopia, raio-X do pulmão e avaliação clínica.
Ribeirão Pires é destaque estadual no enfrentamento à tuberculose. A cidade foi premiada no 1° Simpósio Integrado de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, em reconhecimento ao trabalho de assistência e prevenção a doenças no município.