Ribeirão Pires: Observatório da Cultura Indígena promove imersão e aprendizado em escola municipal do Parque do Governador

In ABCD On
- Updated
Fotos: Divulgação/PMETRP

Atividade com crianças de 0 a 5 anos na Escola Municipal Professora Mabel Cunha valoriza diversidade cultural por meio de experiências sensoriais e exposição temática

A Escola Municipal Professora Mabel Cunha, no Parque do Governador, em Ribeirão Pires, desenvolveu atividade especial com crianças de 0 a 5 anos voltada ao conhecimento e à valorização dos povos indígenas, em função do 19 de Abril.

A proposta, intitulada “Observatório Indígena”, proporcionou, em primeiro lugar, experiências significativas.

As mesmas aproximaram os pequenos, acima de tudo, de diferentes aspectos culturais, como culinária, arte e costumes, de forma lúdica e envolvente.

Ao longo das atividades, as crianças participaram de vivências que estimularam a curiosidade e o aprendizado por meio da experimentação e do brincar.

Elementos da cultura indígena foram apresentados, por exemplo, respeitando a faixa etária.

Além disso, incentivando a descoberta e o protagonismo infantil no processo de construção do conhecimento.

Para encerrar a programação, os alunos participaram de um momento de imersão em um ambiente temático, com sons e vídeos que remetem ao universo indígena.

A experiência sensorial despertou o interesse, o respeito e a sensibilidade das crianças para a diversidade cultural, promovendo um contato acolhedor e educativo com diferentes modos de vida.

A exposição “Observatório da Cultura Indígena” amplia as vivências trabalhadas em sala.

O espaço reuniu elementos relacionados aos costumes, tradições, culinária e expressões artísticas dos povos indígenas, proporcionando às crianças uma imersão ainda mais rica e significativa.

“É de extrema importância abordar a diversidade cultural desde a primeira infância, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes, respeitosos e conectados com a pluralidade presente na sociedade”, explicou a diretora da unidade escolar, Tânia Pacheco.

You may also read!

BRK celebra o mês das crianças com atividades educativas sobre saneamento

Evento reuniu funcionários e familiares em oficinas e atividades lúdicas que incentivaram o aprendizado sobre o tratamento da água

Read More...

Tite antecipa reajuste de 25% no salário-base da GCM de São Caetano do Sul

Reajuste do salário-base da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano do Sul, previsto para fevereiro de 2027, foi

Read More...

Orlando Morando tem sétima conta aprovada pela Câmara de São Bernardo

Vereadores endossaram parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado sobre o exercício de 2023; gestão registrou superávit de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu