Ribeirão Pires introduz novas perspectivas étnico-raciais na educação

In ABCD, Educação On
- Updated
Prefeito Guto Volpi (de preto) participou do lançamento do programa EtnoSaberes. Fotos: PMETRP

Programa EtnoSaberes promoverá, em primeiro lugar, formações continuadas com conceitos e abordagens sobre cultura afro e indígena

A Prefeitura de Ribeirão Pires lançou na quinta-feira (30.03) o programa EtnoSaberes.

Ele propõe, acima de tudo, novas perspectivas acerca das relações étnico-raciais dentro das escolas municipais.

Coordenadores pedagógicos das 33 unidades de ensino participaram, portanto, do primeiro encontro formativo sobre o tema.

A reunião aconteceu na sede da EMARP (Escola Municipal de Artes da cidade).

O programa vai além de cumprir a legislação federal que torna obrigatório o ensino de conteúdos sobre a história e cultura africana, afro-brasileira e indígena.

Irá introduzir na rede conceitos e estratégias para disseminar o conhecimento. Entre as estratégias está a pedagogia decolonial.

“A pedagogia decolonial no contexto do programa desponta como uma vertente que valoriza os saberes outros, inserindo no cotidiano escolar conhecimentos provenientes de povos originários não europeus, valorizando múltiplos saberes e ampliando as possibilidades de aprendizagem do educando”, explicou a orientadora educacional da Prefeitura, Tatiane Ribeiro.

Este primeiro encontro contou com a presença de representante do Compir (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial).

As equipes conheceram, por exemplo, bases legais e conceitos como cor, raça, etnia, bem como as origens históricas do racismo no Brasil.

O prefeito Guto Volpi prestigiou a formação desta semana.

“Temos em Ribeirão Pires a presença de diferentes povos, inclusive de famílias indígenas que vivem em contexto urbano. O EtnoSaberes traz para a educação importante temática que deve estar presente em nossas ações, para além do cumprimento das leis, pensando na valorização dos diferentes conhecimentos e sempre priorizando o respeito à diversidade”, afirmou.

A cacica Jaqueline Cardoso de Carvalho, 52 anos, que integra o Compir e é líder dos Pataxó Hã Hã Hãe em Ribeirão Pires, também participou, em conclusão.

You may also read!

Primeiro Bosque Old Cars de 2025 promete deixar até os carros de boca aberta em São Caetano

O tradicional encontro mensal de carros antigos e estilizados, o Bosque Old Cars, volta em 2025 no primeiro domingo

Read More...

Conselho Municipal de Saúde de São Caetano tem primeira reunião em 2025

Formado por representantes do governo, prestadores de serviços, profissionais e usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), o Conselho

Read More...

Prefeito Gilvan Junior vistoria obras de urbanização do Núcleo Maurício de Medeiros, em Santo André

Processo de autoconstrução de moradias, contenção de encostas e demais intervenções proporcionam mais qualidade de vida aos munícipes Moradores do

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu