Ribeirão Pires faz sondagem de aprendizado de alunos da rede municipal

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Alunos da rede municipal de Ribeirão Pires realizam atividades diagnósticas para mapear nível de aprendizagem. Foto: Comunicação/PMRP

Observação do desenvolvimento das crianças e aplicação de atividades diagnósticas fazem parte da estratégia de fortalecimento pedagógico para 2022

O início do ano letivo na rede municipal de Ribeirão Pires está sendo marcado, em primeiro lugar, pelo acolhimento dos alunos.

Ele se dá com ações para conhecer o nível de conhecimento ou habilidades das crianças, do Ensino Infantil ao Fundamental II.

A observação das crianças de 0 a 5 anos e a aplicação de sondagens para estudantes até o 9° ano fazem parte da estratégia de fortalecimento pedagógico previstos para 2022.

Na fase de alfabetização, as turmas do 1° ao 3° ano do Fundamental I participam, portanto, de atividades diagnósticas nas disciplinas de português e matemática.

A partir dos resultados obtidos, equipe de Orientação Educacional e coordenação pedagógica das escolas municipais têm mais dados para analisar, aluno por aluno, o nível de aprendizagem.

Parceria com o Instituto Ayrton Senna

Esta ação acontece em parceria com o Instituto Ayrton Senna.

“As sondagens ou imersões aplicadas por nossos docentes permitem conhecer melhor as habilidades e possíveis defasagens no processo de desenvolvimento da criança que serão trabalhadas de forma mais assertiva, com planejamento pedagógico direcionado à necessidade de cada estudante”, explicou, em resumo, a secretária de Educação da cidade, Rosi Ribeiro de Marco.

No processo da alfabetização, há, além disso, quatro diferentes níveis utilizados como parâmetro.

Ao final do primeiro ano do ensino fundamental, por exemplo, é esperado que o aluno esteja no nível 2, sabendo ler e escrever palavras simples.

No segundo ano, é esperado que a criança consiga escrever e compreender pequenas frases, o nível 3 do processo.

Na última etapa, nível 4, é esperada de estudantes do 3° ano a capacidade de estruturação de textos.

Os níveis também estabelecem quais habilidades numéricas as crianças devem ter em cada etapa do processo de alfabetização.

No Infantil Integral, que atende alunos de 0 a 3 anos, as equipes estão realizando “imersão na rotina” das crianças.

“As professoras preparam ambientes que compõem o espaço escolar para que o aluno tenha a vivência a partir da qual é possível observar seu desenvolvimento, quais habilidades devem ter mais enfoque nas atividades pedagógicas ou quais devem ser complementadas com outras habilidades”, explicou a Orientadora Educacional da Prefeitura, Viviane Antunes.

Os alunos do Ensino Infantil Parcial, de 4 e 5 anos, também estão participando de ação.

Ela permitirá aos docentes e equipe gestora da Secretaria de Educação mapear os saberes das crianças, de forma individual.

Com isso, também será possível reorientar a prática pedagógica e elaborar novas atividades capazes de gerar avanços na aprendizagem dos alunos.

Estudantes do Fundamental II também estão realizando atividades diagnósticas, sempre, em conclusão, adequadas ao ano-série de cada aluno.

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