Ribeirão Pires divulga membros fundadores da Academia de Letras

In ABCD, Cultura On
- Updated
Entidade terá sede no Centro Histórico e Literário (CHL) Ricardo Nardelli, espaço que se consolida como referência cultural da cidade Foto: Divulgação

Sete nomes foram selecionados para participar da entidade, com posse prevista para as comemorações do aniversário da cidade

A Prefeitura de Ribeirão Pires divulgou, na sexta-feira (13.03), em primeiro lugar, o resultado da seleção para a escolha dos membros fundadores da Academia de Letras de Ribeirão Pires (ALERP).

O processo, conduzido pela Secretaria de Cultura, por meio de uma comissão, definiu, acima de tudo, os sete nomes.

Todos participarão da criação oficial da entidade e da aprovação de seu Estatuto.

A iniciativa integra, por exemplo, o projeto de implantação da Academia de Letras no município.

O mesmo foi anunciado em setembro de 2025 durante a 4ª edição da FLIRP (Feira Literária de Ribeirão Pires).

Na ocasião, o prefeito, Guto Volpi, confirmou a criação da instituição, que terá sede no Centro Histórico e Literário (CHL) Ricardo Nardelli.

O espaço é dedicado, em suma, à preservação e promoção da cultura local.

Após a análise das inscrições, currículos e portfólios apresentados, a Comissão Organizadora definiu os sete selecionados para compor o quadro inicial de membros fundadores da Academia.

Foram escolhidos: Maria Denise Nery Santiago, Clóvis Volpi, Valéria Rocha Aveiro do Carmo, Rafael Marques da Silva, Daniela Simone Terehoff Merino, Valdemir Manoel do Carmo e Gilson Aureliano da Silva.

Eles participarão da Assembleia de Fundação da entidade, etapa que inclui a aprovação do Estatuto e a eleição da primeira diretoria da Academia.

A cerimônia de posse dos membros fundadores está prevista para ocorrer durante as comemorações do aniversário da cidade.

O momento marcará oficialmente o início das atividades da instituição.

Avanço

A secretária de Cultura e presidente da Comissão Organizadora, Rosí Ribeiro de Marco, destacou que a divulgação do resultado representa um avanço no processo de criação da Academia.

“Este é mais um passo importante para consolidar a Academia de Letras de Ribeirão Pires. Estamos reconhecendo pessoas que contribuem para a produção literária e para a preservação da memória cultural da nossa cidade”, afirmou, em resumo.

A escolha dos membros fundadores foi feita a partir da análise das inscrições e da trajetória dos candidatos nas áreas literária, cultural ou acadêmica.

Tudo com avaliação e validação, em conclusão, da Comissão Organizadora responsável pela implantação da entidade.

You may also read!

Deputada Ana Carolina Serra articula ampliação do Hospital Veterinário de Santo André para atendimento 24h e aos domingos


Neste sábado (11.04), a deputada estadual Ana Carolina Serra e o ex-prefeito Paulo Serra visitaram o Hospital Veterinário de

Read More...

Maneva espanta frio e chuva na abertura da Feira da Fraternidade 2026 em Santo André; e hoje tem Turma do Pagode

Evento solidário tem sequência, além disso, neste sábado e domingo, no estacionamento do Paço; Turma do Pagode sobe ao

Read More...

InfoGripe: casos de influenza A aumentam no Centro-Sul do País

O mais recente Boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (09.04) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), aponta aumento dos casos de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu