Ribeirão Pires amplia espaços de lazer e aprendizagem com novos parquinhos nas escolas municipais

In ABCD, Educação On
- Updated
Investimento com recursos federais beneficia quase 2 mil alunos da rede municipal e fortalece a educação em tempo integral em Ribeirão Pires. Fotos: Felipe Cruz/PMETRP

Investimento com recursos federais beneficia, acima de tudo, quase 2 mil alunos da rede municipal e fortalece a educação em tempo integral em Ribeirão Pires

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação, concluiu, em primeiro lugar, a instalação de 12 novos parquinhos em 10 escolas da rede.

Os equipamentos foram adquiridos, por exemplo, com recursos do Programa Escola em Tempo Integral, do Governo Federal.

O investimento total foi de R$ 401.242,44, beneficiando diretamente, em suma,1.936 alunos.

As escolas contempladas são: E.M. Engenheiro Carlos Rohm, E.M. Herbert José de Souza, E.M. Professora Mabel Cunha, E.M. Maria Gomes do Pilar, E.M. Silvio Roberto Grecco, E.M. Tia Mariinha, E.M. Francisca Ferreira Santiago, E.M. Angélica Denadai Bertoldo, E.M. Monteiro Lobato e E.M. Fiorindo Roncon.

A iniciativa integra, da mesma forma, as ações de fortalecimento da educação integral no município.

Assim, amplia os espaços de convivência, lazer e desenvolvimento motor das crianças, especialmente no contexto da jornada escolar ampliada.

O Programa Escola em Tempo Integral fomenta a criação de matrículas com carga horária igual ou superior a 7 horas diárias ou 35 horas semanais, priorizando escolas que atendem estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica, com propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Desenvolvimento integral

Para o secretário de Educação de Ribeirão Pires, Raphael Volpi, os novos parquinhos representam mais do que melhorias na infraestrutura escolar.

“Esses espaços contribuem diretamente para o desenvolvimento integral das crianças, estimulando o brincar, a socialização e o aprendizado de forma mais leve e significativa. É um investimento que impacta o presente e o futuro dos nossos alunos, especialmente dentro da proposta de uma escola mais acolhedora e com tempo ampliado”, destacou.

O Programa Escola em Tempo Integral é uma iniciativa do Governo Federal, coordenada pela Secretaria de Educação Básica (SEB), em parceria com estados, municípios e o Distrito Federal.

A adesão, em conclusão, é voluntária e realizada por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec), com assistência técnica e financeira para a implementação das ações.

You may also read!

O fotógrafo e artista Nário Barbosa é o convidado de julho do Encontros Decisivos 

Após o sucesso do 1° Encontros Decisivos Extraordinário!, com Pedro Martinelli, no sábado (11.07), o projeto retoma, portanto, sua

Read More...

BRK realiza no primeiro semestre 124 análises mensais em média e garante a eficiência do tratamento de esgoto em Mauá

Monitoramento mensal acompanha a qualidade do tratamento realizado na ETE Mauá e contribui para a preservação ambiental e a

Read More...

Eleições 2026: veja como pedir voto em trânsito; Aeroporto de Guarulhos terá seção eleitoral para votação

TRE-SP vai usar o terminal como local de votação para atender eleitores que estiverem fora do seu domicílio eleitoral Eleitoras

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu