Equipe do interior paulista deseja, em primeiro lugar, implantar programa semelhante na cidade
Moradores do Núcleo Pintassilva receberam nesta sexta-feira (13.05) a visita de representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal de São Carlos, Interior de São Paulo.
Eles vieram, portanto, conhecer mais sobre o programa Moeda Verde.
A comitiva era formada pelo secretário de Agricultura e Abastecimento, Wellington Fábio Cervini; por representante da Secretaria de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação; pela Chefia de Gabinete da prefeitura; e pelo vereador Rodson Magno do Carmo.
Todos foram recebidos, acima de tudo, pelo superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Gilvan Junior.
Da mesma forma recepcionou a comitiva a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Santo André, Ana Claudia de Fabris.
A proposta da agenda foi conhecer melhor a sistemática de funcionamento do programa andreense que troca alimentos por resíduos recicláveis em 21 comunidades carentes, erealizado em parceria pela Prefeitura, Semasa e Banco de Alimentos.
Desde a criação, em 2017, o Moeda Verde tornou-se exemplo de iniciativa pública e tem atraído representantes de municípios e autoridades de todo o País.
Recentemente, representantes de Leme estiveram nas trocas do Núcleo Homero Thon acompanhando o programa.
Segundo os representantes de São Carlos, o objetivo é implementar projeto semelhante na cidade o mais breve possível, fortalecendo a gestão de resíduos sólidos local.
Ainda neste ano, duas novas comunidades serão contempladas com o início das trocas.
Desde o início das ações, mais de 644 toneladas de resíduos recicláveis foram entregues pela população.
Em troca, quase 129 toneladas de alimentos frescos do tipo hortifrúti já foram, em conclusão, distribuídos.