Joaquim Alessi
Histórico Hospital Assunção, com 53 anos de atuação, está, em primeiro lugar, maior, mais moderno e ostentando agora a bandeira São Luiz em São Bernardo.
Além disso, oferecendo serviços de alta complexidade, como hemodinâmica e cirurgia robótica
A Rede D’Or, maior empresa de saúde da América Latina, inaugura nesta sexta-feira (07.11), portanto, o novo Hospital São Luiz São Bernardo.
O equipamento foi apresentado à Imprensa do ABCD na manhã desta quarta-feira (05.11), e, acima de tudo, surpreendeu.
Muito mais moderno e com nova proposta de cuidado marcada, acima de tudo, por inovação, segurança e excelência clínica.
Atendimento ao público começa na terça-feira (11)
A nova e imponente estrutura, na Avenida João Firmino, 250, começa a atender o público na terça-feira (11.11).
O empreendimento representa, por exemplo, a ampliação e modernização do tradicional Hospital Assunção.
Agora, ele se transforma em um novo hospital sob a bandeira São Luiz, sinônimo de qualidade, tecnologia e segurança assistencial.
Trata-se, além disso, do primeiro hospital de São Bernardo do Campo com a marca São Luiz e o segundo em todo o ABCD, que ainda possui o São Luiz São Caetano, em São Caetano do Sul.
Cinco vezes maior
Com 52,1 mil metros quadrados de área construída, cinco vezes maior que a anterior, o novo complexo recebeu investimento de aproximadamente R$ 300 milhões.
Com isso, duplicou a capacidade para até 340 leitos na fase final (entre adultos e pediátricos, para internação, Terapia Intensiva, isolamento e emergência).
A nova torre foi projetada desde o início para oferecer fluxos otimizados, conforto e tecnologia de ponta, integrando-se ao antigo prédio.
“O ABCD é extremamente importante para a Rede D’Or. Esta inauguração representa um marco para a nossa atuação, consolidando nossa presença. O novo São Luiz São Bernardo nasce para ser referência em assistência de alta complexidade, com tecnologia de ponta e foco no acolhimento aos nossos pacientes e médicos”, afirma, em resumo, Rodrigo Gavina, CEO de Hospitais da Rede D’Or.
Impacto na economia
A ampliação também gera, da mesma forma, impacto econômico direto em São Bernardo do Campo e em toda a região.
O número de empregos diretos (CLT) passará para mais de 1,5 mil, além de outros 1,8 mil trabalhadores envolvidos na fase de
obras.
A apenas 40 minutos da Baixada Santista, com acesso facilitado pela Via Anchieta, o novo hospital reforça sua posição como referência regional
também para pacientes e médicos do litoral paulista, ampliando a capacidade de atendimento em diversas especialidades.
“O Hospital Assunção sempre foi um símbolo de confiança em São Bernardo do Campo e no ABCD. Agora, ele evolui, mantendo sua tradição, mas ganhando a força e a excelência da bandeira São Luiz. É um passo natural de crescimento, acompanhando o desenvolvimento da cidade e as necessidades da população”, destaca, da mesma forma, César Torres, diretor regional da Rede D’Or no ABCD.
Nova estrutura e serviços ampliados
O novo complexo hospitalar conta com infraestrutura ampliada e novos serviços de alta complexidade, incluindo o Centro de Hemodinâmica, equipado com um moderno equipamento de última geração que permite procedimentos cardiovasculares menos invasivos, com maior precisão e segurança, fortalecendo a especialidade de cardiologia.
Outro destaque é a cirurgia robótica, que chega com o sistema Da Vinci X, o mais avançado do mercado.
A tecnologia oferece cirurgias de alta complexidade com menor trauma, menor tempo de internação e recuperação mais rápida, beneficiando pacientes de diversas especialidades, dentre elas urologia, ginecologia e cirurgia geral.
Entre as mudanças significativas para os pacientes está o local do pronto-socorro adulto, que agora passa a operar na nova torre, com infraestrutura moderna para garantir agilidade e conforto no atendimento de urgência e emergência.
A área pediátrica também passará por mudanças a fim de proporcionar mais conforto e ampliar a capacidade de atendimento.
“O novo São Luiz São Bernardo foi desenhado para garantir eficiência, conforto e humanização em cada detalhe. A estrutura foi pensada desde o início para ser um hospital com ambientes amplos, iluminados e funcionais”, explica, da mesma forma, Claudilene Battistin, diretora-geral da unidade.
Salto de qualidade
“A ampliação representa um salto em qualidade para a população, que agora conta com uma das mais completas estruturas hospitalares do Estado”, disse.
Diagnóstico, saúde da mulher e conforto
O hospital conta ainda com um novo Centro de Diagnósticos (SADT) totalmente renovado, com equipamentos de última geração e fluxo independente para pacientes eletivos (agendados).
A área inclui um espaço exclusivo para a saúde da mulher, reunindo exames como mamografia, densitometria óssea e ultrassonografia, além de um centro de coleta interno, que garante mais agilidade e comodidade.
Outro diferencial é o salto em hotelaria e conforto.
Os novos apartamentos foram projetados para oferecer máximo bem-estar, com banheiro privativo, mobiliário moderno, climatização e iluminação natural.
As UTIs e enfermarias também receberam projeto arquitetônico voltado à humanização, com amplas janelas e ambientes iluminados.
A unidade conta ainda com um Centro de Oncologia no rooftop, integrado à Oncologia D’Or, com vista panorâmica para a cidade, proporcionando mais acolhimento e tranquilidade aos pacientes em tratamento.
Outro destaque, além disso, é o restaurante aberto ao público, com a marca Dona Deôla.
Com a inauguração, o Hospital São Luiz São Bernardo consolida-se, portanto, como um marco no avanço da saúde no ABCD.
Une tradição, tecnologia e acolhimento, valores que fazem da Rede D’Or referência nacional e internacional em assistência médico-hospitalar de alta qualidade.
