Paciente de 67 anos é o primeiro morador de São Caetano do Sul a passar por cirurgia para colocar prótese peniana pela rede municipal
O procedimento foi realizado, em primeiro lugar, na terça-feira (19.08), no Hospital Maria Braido.
A cirurgia teve, acima de tudo, duas frentes: tratamento de disfunção erétil, com abertura e dilatação dos corpos cavernosos para implante de prótese peniana estável; e correção da curvatura peniana (placa de Peyronie – causa de dores e impossibilidade de penetração), com incisões escalonadas.
O paciente, hipertenso e diabético, relatou, em suma, que o início da disfunção erétil se iniciou há dois anos, com piora gradativa.
O tratamento com medicamentos e injetáveis não atingiu resultados satisfatórios, sendo a prótese peniana a solução encontrada pela equipe médica.
“A colocação de prótese peniana tem o objetivo de restabelecer a vida sexual do paciente cujos tratamentos clínicos não fazem mais efeito contra a disfunção erétil, melhorando a sua qualidade de vida e bem-estar. É uma alternativa que agora conseguimos disponibilizar na rede municipal de Saúde”, ressalta coordenador da Urologia de São Caetano, Marcello Gava.
Também integraram a equipe da cirurgia, da mesma forma, os médicos Carlos Bautzer, Caíque Fernandes, Renan Jost e Matheus Lima.
O paciente permanecerá internado por 24 horas, e deverá fazer abstinência sexual por 4 semanas, além de tomar antibiótico por três semanas para evitar infecção.
Cumpridas as recomendações do pós-operatório, estará liberado, em conclusão, para reativar a vida sexual.
