Para garantir um destino ambiental correto ao óleo de cozinha usado, o Semasa coleta este tipo de resíduo nos ecopontos desde 2008.
Atualmente, a autarquia recebe – em média – 1.067 kg de óleo mensalmente que são destinados à reciclagem e transformados em sabão ecológico.
Qualquer morador que realizar o descarte de dois litros de óleo nas Estações de Coleta recebe em troca duas barras de sabão produzido a partir da reciclagem.
O óleo de cozinha levado aos equipamentos do Semasa são encaminhados ao Instituto Triângulo, que também é responsável pela produção do sabão.
Caso o munícipe não faça o descarte correto, jogando o óleo na rede de esgoto (na pia da cozinha, por exemplo), estará contribuindo para o aumento da poluição.
De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), cerca de 700 milhões de litros de óleo são descartados anualmente de forma incorreta e sem controle.
“Jogado na rede de esgoto, o óleo chega às águas dos córregos e rios, podendo contaminar milhões de litros de água”, comenta o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.
E diz mais: “Afeta animais, plantas e todo o ecossistema aquático. Por isso, é tão importante que a população faça a sua parte”.
Entupimento
Além disso, quando o óleo é jogado na rede de esgoto ele pode contribuir para o entupimento das tubulações.
Isso também pode ocasionar o retorno do esgoto para as residências e vias, além de levar ao mau funcionamento das estações de tratamento.
No ano passado, o Semasa coletou mais de 18 toneladas de óleo de cozinha por meio das Estações de Coleta.
Neste ano, no entanto, de janeiro a junho, a autarquia verificou que houve redução de 34% na quantidade recebida.
Em 2021, até junho, foram contabilizados 6.404 kg de óleo.
A Estação de Coleta Antonina a campeã do recebimento – inclusive no ano passado.
Para descartar corretamente, basta que o morador leve o óleo usado dentro de garrafas pet ou outro recipiente com tampa.
Os endereços e horários de funcionamento das Estações de Coleta podem, em conclusão, ser verificados em http://bit.ly/EstacoesColeta.