Iniciativa visa a ampliar a coleta de resíduos recicláveis e incentivar a educação ambiental de todos os moradores
A Prefeitura de Diadema lançou na manhã desta terça-feira (15.08), em primeiro lugar, o programa Recicla Diadema nas Escolas.
A iniciativa vai instalar, acima de tudo, 80 bags para coleta de resíduos recicláveis em escolas, sendo 60 unidades municipais e 20 estaduais e particulares.
O objetivo, além de aumentar o volume de material reciclado coletado e encaminhado às quatro cooperativas da cidade, é, portanto, contribuir com a educação ambiental dos moradores, começando pelo ambiente escolar.
O programa Recicla Diadema nas Escolas é, em suma, uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos e a Secretaria de Educação.
Os bags são estruturas móveis, ideais para localidades onde os caminhões que retiram os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) não conseguem acessar.
Os 80 equipamentos foram recebidos pela Secretaria de Meio Ambiente e Obras como uma doação por uma compensação ambiental.
O prefeito José de Filippi Junior destacou que a instalação dos bags nas escolas é mais um passo pela preservação do meio ambiente.
Além disso, pela conscientização da população sobre a importância da reciclagem.
“A coleta seletiva precisa da educação ambiental e a melhor forma de educar os adultos é começando pelas crianças”, afirmou o prefeito.
“A gente precisa sempre lembrar dos três R’s – reduzir, reutilizar e reciclar – para que a gente tenha uma cidade e um planeta que preserve as matérias primas e reduza a poluição. Tudo isso também é melhoria na saúde”, completou.
Sonho com um mundo melhor
A secretária de Educação, Ana Lucia Sanches, afirmou que o sonho que temos de um mundo melhor passa, obrigatoriamente, pela educação ambiental desde a infância.
“É preciso, para isso, separar os resíduos adequadamente, garantindo que os plásticos vão estar limpos, que os papeis vão estar secos, para que tudo possa ser totalmente aproveitado pelas cooperativas”, citou. “Esse é um trabalho que fazemos juntos”, concluiu.
O secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Wagner Feitoza, o Vaguinho, ressaltou que aumentar a reciclagem na cidade é, também, fortalecer as cooperativas.
“Temos quatro cooperativas, que empregam 45 pessoas e, para educar os pais, a gente tem que educar as crianças”, relatou.
A representante da Cooperlimpa, Patrícia Frazão, endossou o coro das falas que antecederam a sua: “a educação é o primeiro passo para a coleta seletiva dar certo.”
Foram instaladas, simbolicamente, duas bags: nas escolas Tarsila do Amaral e Chico Mendes, ambas no Jardim Sapopema.
“É uma honra ser uma das primeiras escolas a receber o projeto, que vai ser muito importante tanto para a nossa escola quanto para a comunidade”, afirmou a diretora da Emeb Tarsila do Amaral, Juliana Candelária.
“É um grande passo e vai ser muito bom para todos nós”, completou, da mesma forma, a diretora da Emeb Chico Mendes, Tania Rocha.
Diadema coleta, em média, cerca de uma tonelada de resíduos recicláveis todos os dias.
Isso por meio da coleta seletiva porta a porta, dos 80 PEVs instalados em diversos próprios municipais e do que é entregue em um dos 13 ecopontos.
Todas as informações sobre a coleta seletiva, como horário de coleta, podem ser conferidas, em conclusão, no site https://portal.diadema.sp.gov.br/meioambiente/coleta-seletiva/.