Rações doadas no Moeda Pet beneficiam proteção animal

In ABCD On
- Updated
Protetoras de animais recebem doação de rações. Foto de Angelo Baima, da PMSA

O Parque Central de Santo André recebe neste domingo (26), das 10h às 15h, mais uma edição do Moeda Pet, ação que permite a troca de garrafas plásticas por ração para cães e gatos. O munícipe pode levar a ração para casa ou optar por fazer doação para iniciativas de proteção animal. Vinte garrafas de dois litros, ou 26 de um litro, equivalem a um quilo de ração. No mesmo horário e local será realizada a feira de adoção “Eu amo, eu adoto”.

A primeira edição do Moeda Pet, realizada no mês passado, resultou na arrecadação de 3.045 garrafas, que foram trocadas por 89 quilos de ração. Desse total, 47 quilos foram levados para casa pelos munícipes e 42 quilos foram doados para protetoras de animais independentes que atuam no município.

“A cada edição do programa, a Pure Instinct, parceira da Prefeitura na ação, faz a doação de 200 quilos de ração, sendo 150 quilos para cães e 50 quilos pata gatos”, explica o diretor do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, José Henrique Mioto.

Além dos 42 quilos de ração doados pelos munícipes, outros 111 quilos disponibilizados pela Pure Instinct e que não foram trocados na primeira edição do Moeda Pet beneficiaram iniciativas de proteção animal, totalizando 153 quilos. A Prefeitura de Santo André entregou o montante arrecadado para a ONG União Andreense Protetora dos Animais (UAPA), que repassou o alimento para cinco protetoras de animais. As garrafas plásticas arrecadadas são entregues às cooperativas de reciclagem do município.

“Tanto para nós, quanto para as protetoras, a doação de rações faz toda a diferença. Porque nós todos temos o mesmo objetivo que é a causa animal, baseada no amor, mas não é fácil custear tudo isso.  Muitas protetoras acabam levando cães e gatos para as suas casas para tirá-los do abandono, mas encontram dificuldade para dar conta de todas as necessidades do animal”, afirma a vice-presidente da UAPA, Michele Cristina Machine.

As protetoras independentes que tenham interesse em se cadastrar no programa devem procurar a Diretoria de Proteção e Bem-Estar Animal, no 5º andar do prédio do Executivo, ou a União Andreense Protetora dos Animais, por meio das redes sociais da ONG. “Para nós da UAPA este programa é de extrema importância, porque além de ser um trabalho em que a gente está participando ativamente e vestindo a camisa, também estamos ajudando as protetoras, e elas precisam muito dessa ajuda”, frisou Michele.

Isabel Álvares Ribeiro, protetora independente há oito anos e criadora de gatos há mais de 20 anos, ressalta que a ajuda com a ração é muito bem-vinda. “Em casa tenho 16 gatos que são meus, e cuido de mais 20 gatos para adoção. Eu participo de todas as feiras de adoção da cidade, mas enquanto gatinhos não ganham um novo lar, eu e meu marido arcamos com todos os cuidados”, contou. Cinco protetoras receberam 25 quilos de ração cada. Além de Isabel, também foram beneficiadas Elisangela Leone, Neusa Tirone, Elisabete Paiola e Sueli Neves.

Além de atuar na causa animal, o programa Moeda Pet também protege o meio ambiente, ao retirar plástico de circulação. “Santo André realiza coleta seletiva e possui outros programas, entretanto, sabe-se que muito se perde e acaba parando indevidamente no aterro sanitário. Com o Moeda Pet ganha o ambiente, a sociedade e ganham os animais”, reforça o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.

A ação é uma iniciativa do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, da Secretaria do Meio Ambiente, e do Banco de Rações do Fundo Social de Solidariedade de Santo André. O programa conta com apoio do Departamento de Vigilância à Saúde (DVS) e do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).

Serviço

Moeda Pet + Feira de adoção “Eu amo, eu adoto”

Data: 26/1/20 (domingo)

Horário: 10h às 15h

Local: Parque Central – Rua José Bonifácio, s/nº – Vila Assunção

You may also read!

Recuperação de Crédito Tributário é estratégia inteligente para impulsionar o fluxo de caixa das empresas

Presidente do Grupo Assertif, entre os 5 maiores do Brasil no segmento de mineração de dados, explica como empresas

Read More...

UNG concede título de Doutor Honoris Causa à pesquisadora Ester Sabino

A homenagem para a cientista reúne, acima de tudo, colegas da profissão, estudantes e autoridades Nesta sexta-feira (14.6), a Universidade

Read More...

Santo André começa a vacinar jovens de 10 a 14 anos contra a dengue na quinta-feira

Imunizante estará disponível por livre demanda nas 34 unidades básicas de saúde; serão duas doses com intervalo de três

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu