Quintininho e Zé Maria, muito mais que uma música de Sá & Guarabyra

In ABCD, Artigo, Canto do Joca On

Guttemberg Guarabyra*

Quintininho já era meu amigo desde que passei uma temporada na casa de Marku, em Pirapora lá por 1965.

Zé Maria conheci quando já havia firmado minha carreira e voltava a Pirapora para uma visita à cachoeira.

Debaixo da pálpebra d’água de uma das corredeiras, me escondia depois de a ter atravessado e vencido o peso da correnteza nos ombros.

Ficava ali cercado pelo estrondo da queda.

Ao sair de volta à praia, na contramão vinha Zé Maria atravessando de lá pra cá a cortina d’água e nos trombamos.

Os óculos do advogado, seresteiro, prosador, histórico conhecedor dos meandros políticos das Minas Gerais escorreram pelos veios d’água, mas rapidamente os salvei e os trouxe de volta ao personagem ainda desconhecido que após o encontro meio desencontrado se tornaria um de meus melhores amigos.

Zé Maria já se foi faz algum tempo.

Ontem, lá se foi Quintininho encontrá-lo nos bares celestes em que a gente que ainda está por aqui sempre tem esperança de que nos sirvam várias, mesmo que em doses angelicais.

Eles formavam uma dupla de amigos, soube depois daquela visita de volta a Pirapora. E depois que os apresentei ao Sá, viramos duplas parceiradas.

Quintino tocou seu bandolim maneiro em nossos discos. Zé nos abrigou em sua vasta casa no Retiro das Pedras, em BH, diversas vezes e músicas diversas compusemos lá.

Inclusive esta que fizemos em homenagem a eles.

Que os acordes cheguem até o Bar Esperança, onde sonhamos que estejam e que os recordem de nos reservar bons lugares à mesma mesa.

 

  • Guttemberg Nery Guarabyra Filho, ou Guttemberg Guarabyra, ou apenas Guarabyra, nascido em Barra, Vale do São Franscico, Interior da Bahia, cronista de ABCD REAL, músico, compositor, escritor e poeta brasileiro. Entre seus maiores sucessos como compositor estão as canções “Mestre Jonas” e “Outra vez na estrada” (ambas em parceria com Luiz Carlos Sá e Zé Rodrix), “Casaco Marrom” (com Renato Correa e Danilo Caymmi), “Sobradinho” (com Luiz Carlos Sá) , “Espanhola” (com Flávio Venturini), Dona e muito mais. Escreveu O Outro Lado do Mundo e Teatro dos Esquecidos, além de inúmeras crônicas.

You may also read!

Diadema transfere “Tem Abelha no Meu Jardim” para Parque Pousada dos Jesuítas

Até o mês passado, encontro era no Borboletário Municipal; com a mudança, a nova atração vai, portanto, integrar programação

Read More...

Gilvan Jr. tem apoio de 19 vereadores e oito partidos ao ser lançado pela Gestão Paulo Serra

Atual secretário de Saúde está na gestão, em primeiro lugar, desde 2017 e passou por diversos cargos estratégicos A gestão

Read More...

Vacinação contra a gripe é ampliada para pessoas a partir dos 6 meses de idade

Vacina está disponível, em primeiro lugar, nas 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Diadema; ampliação do público alvo

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu